Publicidade

Por Paulo Alves; Para O TechTudo


O BitTorrent é uma tecnologia lançada em 2001 que permite baixar arquivos de maneira otimizada em uma conexão chamada peer-to-peer (P2P), ou seja, de computador para computador. Isso significa que, ao usar torrent, você não depende da velocidade de upload de um servidor, mas da quantidade de pessoas que disponibilizam o arquivo para transferência.

Para usar a conexão P2P, no entanto, é necessário um programa específico. Confira a lista abaixo e veja algumas das melhores opções disponíveis para baixar arquivos no computador.

Um dos mais populares quando se trata de BitTorrent, o uTorrent tem a vantagem de oferecer funcionalidades avançadas, como suporte a diversos padrões de conexão (DHT, SSL, SSL, UDP, protocol encryption, UPnP, entre outros), além de leitura de feed RSS. Simples de usar, basta clicar no link de um arquivo .torrent e deixar que o uTorrent faça o resto para você.

Similar ao uTorrent, o Tixati também é uma boa opção para quem procura recursos simples e avançados em uma mesma ferramenta. Também tem suporte para links magnéticos e feed RSS, e oferece pequenos tutoriais para iniciantes aprenderem como melhorar a taxa de download dos arquivos no programa. É leve e sua performance é bastante satisfatória.

Essa é uma alternativa para usuários que gostam de usar o menor número de programas possível. Ao contrário de seus concorrentes, o Vuze não só transfere arquivos torrent, como também roda vídeos em HD e integra-os com a biblioteca do iTunes. Com suporte a diversos  plugins, sua versão paga (Vuze Plus) oferece ainda antivírus e software de gravação de DVD.

Se você é um usuário iniciante e só quer buscar e baixar torrents sem configurações extras, o Media Get é uma boa opção. Sua interface é muito simples e foca principalmente na procura de arquivos. Com um design amigável, é ideal para quem não quer gastar muito tempo aprendendo como usar torrent com funções desnecessárias ou muito complexas no site.

Disponível para Windows, Linux, Mac, entre outros, o qBittorrent é um programa de código aberto que, ao contrário de ferramentas como o uTorrent, por exemplo, não importuna seus usuários com anúncios. Suas funcionalidades são básicas, dão conta das necessidades da maioria, que em geral só querem buscar arquivos torrent e baixá-los com comodidade.

Ao baixar um cliente BitTorrent, lembre-se de tomar cuidado com pessoas mal intencionadas que costumam se aproveitar da conexão P2P para propagar vírus. É importante destacar também que, dependendo de qual fonte você esteja buscando arquivos, esses últimos podem ter direitos autorais e, portanto, demandem uma autorização específica para o download.

O que é torrent e para que serve? Confira no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo