Por Paulo Alves; Para O TechTudo


As grandes cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo, apresentam cada vez mais obstáculos para a boa utilização do transporte público. Os usuários de smartphone, no entanto, têm uma ajuda a mais nessa missão com uma série de apps, disponíveis para Android e iOS, que têm como fim fazer do cidadão mais bem informado sobre rotas e horários dos ônibus. Confira abaixo a relação com os melhores desses aplicativos.

- Moovit

Moovit está disponível para moradores de Rio e SP e nas plataformas iOS e Android (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Disponível para usuários de Android e iOS, o Moovit reúne notícias de atraso e trânsito no transporte público no Rio de Janeiro e São Paulo, tornando mais fácil com que os usuários se programem e não percam compromissos importantes devido a um atraso de uma linha. Com esse app, é possível traçar a rota ideal de acordo com as condições do trânsito e as melhores opções de ônibus ou metrô. -

- Não durma no ponto

Não durma no ponto é dedicado para quem gosta de tirar uma soneca no ônibus (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Se você gosta de aproveitar o tempo no trajeto para o trabalho ou estudos para dar uma soneca no ônibus, esse é o aplicativo ideal para download. A partir de uma indicação rápida feita pelo usuário no mapa, ele identifica quando você chega no destino e soa um alarme. Dessa maneira, você pode dormir tranquilo durante o trajeto, já que o app vai notificá-lo assim que o GPS identificar o ponto final da rota. É necessário que o seu localizador e a rede de dados estejam ativos desde a programação de rota até o soar do alarme. O usuário pode ser notificado com toque sonoro, vibratório ou ambos. O Não durma no ponto está disponível, apenas, para Android.

- Omnibus

Omnibus usa o sistema da SPTrans para informar sobre as condições de transporte em São Paulo (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

O Omnibus é uma boa indicação de download para usuários Android que desejam acompanhar o trajeto real de qualquer ônibus da capital paulista, utilizando o serviço Olho Vivo, da SPTrans, companhia de transportes da cidade. Com ele, é possível saber se seu ônibus já está se aproximando do ponto. Baseado em um sistema de monitoramento, o objetivo do app é, também, descrever as condições dos veículos e da qualidade do serviço de transporte público disponível em São Paulo.

- Urbanoide

Urbanoide permite bscar linhas de ônibus no iPhone e no Android (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Como instalar apps no cartão de memória? Descubra no Fórum do TechTudo.

Construído para a plataforma iOS, o Urbanoide mostra informações sobre trânsito em São Paulo e tem recursos interessantes para usuários de metrô e ônibus. É possível pesquisar rotas e determinar a localização de seus veículos em um mapa, além de realizar busca por corredores de ônibus. Sobre o metrô, o app mostra as condições dos trens e o mapa da linha para ajudar os usuários. O desenvolvedor promete atualização de informações, tanto de trânsito quanto de transporte público, em tempo real.

- Cadê o ônibus?

Cadê o ônibus é o app mais completo disponível para Android (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

O Cadê o ônibus, disponível para usuários de Android, é um dos melhores apps para quem utiliza transporte público em São Paulo. Além de oferecer recurso de busca de linhas e itinerários, o aplicativo também permite favoritar as suas linhas preferidas e, assim, você pode acessá-las rapidamente sempre que precisar. Entre os aplicativos que permitem rastrear a localização dos ônibus na cidade, esse é o que consegue ser mais preciso, tornando mais fácil para os moradores e turistas programarem seus percursos na cidade.

Mais do TechTudo