Por Henrique Duarte; Para O TechTudo


Grandes indicadores de que seu computador está com problema são os barulhos anormais que assombram a máquina, quando ela inicia ou durante o funcionamento. Reconhecer o barulho e sua causa traz a possibilidade de solucionar problemas de uma maneira rápida e eficiente e, por isso, abaixo listaremos alguns problemas no seu PC que podem ser identificados por barulhos específicos.

Os problemas de rede podem estar relacionados a defeitos no hardware e de software (Foto: pond5) — Foto: TechTudo

- Barulhos no leitor de CD/DVD

É normal o computador reproduzir barulhos quando se lê um CD ou DVD no disco de leitura. Entretanto, se o disco estiver vazio e mesmo assim emiter barulhos, algum componente dele pode estar solto ou mal encaixado. Uma solução rápida para este problema seria desconectar os cabos do driver e depois comprar uma outra unidade.

- Estalos que vêm do HD

Disco rígido (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

Ao iniciar o computador, se você ouve um som parecido com um estalo ( ou um “click” ) que vêm do HD, é hora de se preocupar e realizar um backup. Esse barulho é causado por um mal funcionamento no disco rígido, principalmente no cabeçote responsável pela leitura e armazenamento de dados. Faça um backup urgentemente e leve seu computador a uma loja de confiança para ter certeza do problema, e depois adquirir outro HD.

cooler01 (Foto: cooler01) — Foto: TechTudo

- Marimbondos no Cooler

Se o ventilador do seu computador reproduz um barulho parecido com marimbondos, pode significar que o mesmo esteja com algum problema. Para resolver isso, desligue o PC, abra-o com cautela para verificar o estado do ventilador. Pode ser poeira no ventilador, um fio que está em seu caminho ou mal conectado. A solução do problema é simples, seja limpando-o (veja aqui como limpar seu cooler corretamente), tirando o fio do caminho ou conectando um fio solto de volta.


- “Cracks”,  ”pops” e ruídos vindos da caixa de som

Se ao ligar o computador você ouve alguns barulhos vindos da caixa de som, a conexão entre computador e caixa de som pode estar apresentando problemas. Tente reconectar o cabo no PC e, se mesmo assim não funcionar, conecte um fone de ouvido para ter certeza se o problema realmente são das caixinhas.

- Bips na BIOS

Tela principal da BIOS (Foto: Reprodução) (Foto: Tela principal da BIOS (Foto: Reprodução)) — Foto: TechTudo

A BIOS do computador se comunica através de sua linguagem própria, os “bips”. O normal ao se ligar o computador é ouvir um bip, que indica que a BIOS passou pelos testes antes da inicialização do sistema. Se ocorrerem bips extras, algum problema pode estar ocorrendo, em geral componentes mal encaixados (principalmente a memória), a placa de vídeo pode estar solta do conector ou até mesmo uma placa mãe pode estar dando sinal de adeus.

Como resolver problemas com Boot do PC? Ajude usuário no Fórum do TechTudo!

- Computador saudável emite poucos sons

Em geral, computadores saudáveis são silenciosos e só apresentam barulhos como os de cima descritos quando algum problema está ocorrendo. Se isso acontecer, confira se o mesmo ainda está no prazo de garantia, caso negativo, com a devida cautela, tente manusear os componentes. Qualquer coisa mais séria, busque uma assitência de confiança e faça o orçamento para o conserto e pense duas vezes se não está na hora de se trocar o computador velho de guerra.

Mais do TechTudo