Publicidade

Por Felipe Demartini; Para O TechTudo


O PS4 chega às lojas brasileiras no próximo dia 29 de novembro para substituir o PlayStation 3, o principal console da marca até agora. Cada vez mais, porém, o aparelho deixa de ser apenas um mero videogame para acompanhar funções de entretenimento, por exemplo. Por outro lado, isso faz com que ele perca algumas funções que o console anterior atendia muito bem, como a reprodução de vídeo direto do PC ou jogos em mídia física de consoles anteriores. Confira a lista com os serviços que ficarão de fora do PS4:

Nem todos os recursos do PS3 estarão presentes no PlayStation 4 (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

- Transmissão de vídeo via PC

Outra função relacionada a entretenimento que gerou críticas dos consumidores é a ausência de conectar o PS4 e um PC para a transmissão de vídeos. O suporte ao DLNA foi abandonado completamente, mas as reclamações podem ter surtido efeito, já que a Sony afirma estar explorando possibilidades de acordo com a resposta dos usuários.

PS4 terá integração com serviços de vídeo e música (Foto: Reprodução) — Foto: TechTudo

- Discos de PS2 e PS3

O PlayStation 4 também será o primeiro console de mesa da Sony a chegar ao mercado sem nenhum tipo de retrocompatibilidade. Jogos físicos de seus antecessores não poderão ser jogados, mas a Sony lembra que títulos clássicos chegarão ao console por meio da PlayStation Network e devem fazer uso da nuvem para processamento e jogabilidade.

- Acessórios e conectores

Os controles do PlayStation 4 funcionam no PS3, mas a recíproca não é verdadeira. Segundo a Sony, o DualShock 3 não será compatível com seu novo console, já que ele possui sistemas diferentes para detecção dos comandos pressionados. Além disso, existem funções específicas – como o botão Share ou a superfície sensível ao toque – que não estão presentes no antigo joystick.

Headset Pulse, da Sony, é o único suportado pelo PS4 (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Outros acessórios também não poderão ser compartilhados. É o caso, por exemplo, do controle remoto de Blu-ray, que terá sua versão específica para o PlayStation 4, e quase todos os headsets Bluetooth disponíveis no mercado – mesmo os oficiais da Sony. Apenas o suporte ao Pulse, modelo mais recente com foco no PS3, teve o suporte confirmado, mas a compatibilidade estará disponível algum tempo depois do lançamento do novo console.

- TVs antigas

Os proprietários de televisores antigos também terão de contar com adaptadores para poderem jogar no PlayStation 4. Pela primeira vez, a Sony abandona completamente os cabos Componente e RCA para apostar exclusivamente no HDMI, que inclusive acompanha o aparelho na caixa.

O PlayStation 4 chega ao Brasil no dia 29 de novembro, por R$ 3.999.

Mais do TechTudo