Por João Moura; Para O TechTudo


A Sony, depois de receber alguns avisos sobre problemas envolvendo luzes azuis em unidades do PS4, liberou um guia para ajudar aos usuários a resolver o problema. O console da nova geração foi lançado nos EUA na última sexta feira. Brasil e Europa recebem o console no dia 29 deste mês.

PS4 — Foto: TechTudo

As luzes azuis aparecem quando o aparelho não funciona do jeito que deveria. Às vezes a luz aparece devido a um problema no HD, outras vezes devido à problemas no driver do disco, ou no sistema operacional, ou até mesmo quando alguns desses problemas ocorrem juntos.

Antes de entrar em detalhes sobre cada uma das possíveis causas, vale ressaltar o que indica cada cor no sistema do PS4. O indicador de cor no topo do aparelho serve para informar ao usuário o que está ocorrendo, através de um código com quatro cores.

Tabela

Luz O que significa?
Acende uma luz azul e depois fica branco O sistema está sendo iniciado
Acende uma luz branca O sistema iniciou
Luz laranja O sistema está em modo stand-by
Luz apagou O sistema foi desligado
Pisca luz vermelha O PS4 está com superaquecimento

No último caso, o da luz vermelha, o indicado é que você desligue o sistema, e leve-o para uma área bem ventilada esperando que ele esfrie. Ainda não existe uma causa definida que venha justificar as luzes azuis, apenas que ela esteja ligada a algum mal funcionamento do sistema. De acordo com o guia da Sony, existem quatro principais possibilidades para serem a causa das luzes azuis: compatibilidade com a TV; problemas com o suprimento de energia do PS4; problemas com o HD do PS4; ou problemas com o hardware.

Solução de problemas para a compatibilidade com a TV:

Alguns usuários indicaram que ao atualizar o firmware de suas televisões acabou solucionando alguns casos com problemas no áudio/vídeo. Televisores mais modernos (particularmente aqueles com conectividade com a internet imbutida) podem ter atualizações em seus firmwares que possam afetar a configuração do HDMI e dispositivo de compatibilidade.

Procure checar também as entradas HDMI, tanto em sua televisão quanto no PS4, para ver se acha alguma anormalidade. Adicionalmente, você talvez também queira checar seu cabo HDMI para ver se encontra qualquer tipo de avaria. Testar novos cabos também pode ser uma boa.

Solução de problemas com o suprimento de energia:

Passos para a solução de possíveis problemas com o suprimento de energia:

1. Desligue o sistema do PS4 completamente. Basta apertar o botão “power” na frente do PS4 por pelo menos sete segundos (até o sistema apitar duas vezes).

2. Desconecte o cabo de energia da fonte. Apenas desconecte o cabo de energia da fonte quando o indicador de energia estiver apagado. Caso contrário, seus dados poderão ser perdidos ou corrompidos, e o sistema poderá ser danificado.

3. Cheque as partes A, E e F para ver se encontra qualquer dano ou anormalidades. Você poderá tentar usando outro cabo AC (como o encontrado no PS3) para ver se resolve o problema.

PS4-diagrama-energia — Foto: TechTudo

Legenda:

Tabela

   
A Conector AC In
B Entrada HDMI Out
C Entrada HDMI port
D Cabo HDMI
E Cabo de energia AC
F Para a fonte de energia elétrica

Solução de problemas com o HD:

1. Desligue o sistema do PS4 completamente. Basta apertar o botão “power” na frente do PS4 por pelo menos sete segundos (até o sistema apitar duas vezes)

2. Desconecte o cabo de energia da fonte.

3. Após remover o cabo de energia AC da fonte de energia, retire os outros cabos do PS4.

4. Deslize a proteção que cobre a baia do HDD na direção da seta, e remova-a.

PS4-retirando-baia-proteção — Foto: TechTudo

5. Agora observe e se assegure que o HD está devidamente preso em sua baia. Uma conexão solta do HD pode impedir que o sistema do PS4 se inicie apropriadamente.

PS4-prendendo-HD-corretamente — Foto: TechTudo

Solução de problemas com o software:

Caso seu HD e cabo de energia estiver em boas condições, você poderá tentar inicializar seu PS4 no modo de segurança. As opções a seguir estarão disponíveis neste modo.

Passo 1. Reinicialize o sistema – saia do modo de segurança e reinicie o PS4 normalmente;

Passo 2. Mude a resolução – Troque a resolução da tela para 480p quando o PS4 estiver reinicializado;

Passo 3. Atualize o software do sistema – permite que o PS4 atualize o software do sistema via internet, drive USB, ou disco.

Passo 4. Restaure as configurações originais – faz com que o sistema do PS4 volte ás configurações padrões de fábrica;

Passo 5. Reconstrua sua base de dados – Faça um escaneamento do drive e crie uma nova base de dados para todos os conteúdos. Esta operação pode levar um longo tempo dependendo do tipo e número de dados que existem no sistema;

Passo 6. Inicialize seu PS4 (Reinstale o software do sistema) – IMPORTANTE: Delete todas os dados e configurações do HDD, incluindo o software do sistema. Uma mensagem informando que um dispositivo USB contendo o software do sistema deverá ser conectado aparecerá. Depois você poderá confirmar a seleção. (Para esta opção você precisará do instalador contendo a atualização completa do sistema para esta opção).

Entre Xbox One e PS4, qual terá os melhores jogos exclusivos? Opine no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo