Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


A Google Play Store é a loja oficial de aplicativos para Android, mas arquivos com formato APK podem ser encontrados em outros sites especializados, como a Aptoide. Por meio dessas páginas é possível baixar pacotes de instalação de praticamente qualquer app do robô verde. Mas, antes, é preciso desativar uma pequena restrição no celular ou tablet com sistema do Google

Esse procedimento abre portas para a instalação de programas não verificados, o que pode torná-lo vulnerável a malwares. Por isso, é importante ter cuidado na hora de instalar arquivos APK em seu dispositivo. Veja, no tutorial a seguir, o passo a passo de como baixar apps de fora da Google Play.

Pesquisa mostra que aplicativos do Android mantêm comunicação oculta incessante com servidores na Internet (Foto: Luana Marfim/TechTudo) (Foto: Pesquisa mostra que aplicativos do Android mantêm comunicação oculta incessante com servidores na Internet (Foto: Luana Marfim/TechTudo)) — Foto: TechTudo

Aplicativo do TechTudo: receba dicas e notícias de tecnologia no seu celular

Passo 1. Acesse as configurações do seu aparelho e vá até o menu “Segurança”.

Acesse as opções de segurança (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 2. Localize o item “Fontes desconhecidas”, na seção “Administração do dispositivo”.

Permita a instalação de arquivos APK (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 3. Toque na chave ao lado e confirme sua escolha para passar a permitir a instalação de arquivos APK baixados por fontes alternativas.

Confirme sua escolha (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 4. Baixe um arquivo APK no dispositivo, ou mova para a memória a partir de um PC, e abra normalmente para iniciar a instalação.

Instale APKs baixados de qualquer lugar (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Imediatamente, seu Android deixará de bloquear a instalação de aplicativos que não foram baixados da Play Store, expandindo o leque de locais de onde você poderá baixar jogos e apps. Algumas lojas contém, inclusive, versões antigas de programas que você usa – para isso, vale visitar o APK Mirror.

Onde baixar arquivos APK totalmente seguros para meu celular? Usuários trocam dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo