Por Da Redação; Para O TechTudo


A empresa Natural Machines desenvolveu uma impressora 3D capaz de criar tipos diferentes de comida como pizzas e chocolates. A máquina, chamada Foodini, ainda está em fase de protótipo, mas é capaz de criar diferentes tipos de comida e está planejada para chegar ao mercado em 2014.

Impressora Foodini pode criar pratos como pizza e chocolates (foto: Reprodução/Natural Machines) — Foto: TechTudo

O equipamento funciona de forma semelhante a uma impressora 3D convencional. Em um primeiro momento, ela imprime uma base feita de pasta ou massa na forma programada pelo usuário. Em seguida, ela adiciona molhos a mistura. Os pratos completos da impressora incluem ravióli, hambúrgueres de feijão, pão e chocolate.

A ideia de usar impressoras 3D como forma de criar comida foi concebida pela Nasa em maio, como forma de melhorar as condições de seus astronautas, especialmente em viagens longas. Além disso, a tecnologia daria aos profissionais a possibilidade de customizar suas refeições, o que não é possível atualmente, já que a comida é selecionada antes das viagens.

Qual a utilidade de comprar uma impressora 3D? Opine no Fórum do TechTudo!

A Natural Machies espera terminar a Foodini e começar sua produção em massa em breve. A expectativa é que o produto seja usado como um aparelho doméstico comum, tal como micro-ondas e geladeiras. O preço estimado é de US$ 1.300 (cerca de R$ 2.600), o que estaria compatível com o valor de algumas impressoras 3D existentes. Confira um vídeo do produto em funcionamento.

Mais do TechTudo