Por Da Redação; Para O TechTudo


Com a recente atualização do Google Now, o assistente de voz passou a reconhecer comandos em português para a execução de programas, criação de alarmes, eventos, realização de chamadas, entre outras opções. Se você deseja aprender os comandos necessários para realizar as funções, acompanhe este tutorial.

Abrir aplicativos

Para abrir um aplicativo, basta tocar no ícone do microfone (do Google Now) e dizer o comando “abrir”, seguido do nome do app desejado. Se o usuário utilizar o comando, por exemplo, “abrir Drive”, o Google Drive ficará disponível na tela.

Abrindo o aplicativo Google Drive (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) — Foto: TechTudo

Abrir sites

Caso você queira abrir um site, basta dizer o comando “ir para” seguido do endereço da página web. Exemplo: “ir para globo.com” e abrirá o site www.globo.com.

Abrindo o site globo.com (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) — Foto: TechTudo

Realizar chamadas telefônicas

Ao dizer o comando “ligar para”, seguido do nome do contato desejado, o Google Now realizará uma chamada telefônica para o contato encontrado. Exemplo: “ligar para Adriana”.

Realizando chamadas telefônicas (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) — Foto: TechTudo

Abrir o mapa de determinado endereço

Por meio do comando de voz “mapa de”, seguido do nome da rua e bairro, o Google Now exibirá o mapa correspondente ao endereço. Exemplo: “mapa de Praça Saens Peña Tijuca”.

Exibindo endereço em um mapa (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) — Foto: TechTudo

Navegar até um endereço

Caso você queira navegar por GPS até determinado destino, basta dizer o comando “navegar até”, seguido do endereço desejado. Exemplo: “navegar até Rua Conde de Bonfim”. A rota de navegação será exibida como um card do Google Now. Ao tocar no mesmo, você será redirecionado ao Google Maps.

Navegando até determinado destino (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) — Foto: TechTudo

Definir um alarme

Caso você queira definir um alarme para determinado horário, basta dizer o comando “definir alarme para” seguido do horário e o marcador do alarme. Exemplo: “definir alarme para 22 horas teste”.

Definindo um alarme e o seu marcador (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) — Foto: TechTudo

Há também a possibilidade de informar a quantidade de minutos ou horas para que o alarme seja disparado. Para isso, diga: “definir o alarme em x minutos”, substituindo o x pela quantidade de minutos.

Definindo um alarme em minutos (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) — Foto: TechTudo

Criar lembretes

A fim de criar lembretes, você poderá dizer os comandos “lembrete” ou “lembrar-me de” seguido do conteúdo que deve ser recordado. Exemplo: “lembre-me de comprar refrigerante”. Nesse caso, será exibido um card em que você também poderá definir o horário e a data do lembrete. Quando essa data chegar, você receberá uma notificação do Google Now.

Definindo lembretes (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) — Foto: TechTudo

Criar eventos na agenda

Para realizar tal tarefa, será necessário dizer “Criar um evento na agenda” seguido da descrição do evento e data/hora. Exemplo: “criar um evento na agenda almoço às 12 horas”. Neste caso, é importante ressaltar que o Google Now ainda apresenta alguns problemas para definir corretamente o dia e horário informados. Porém, ao tocar no card do evento, a agenda padrão será aberta para que você possa corrigir os dados manualmente.

Criando um evento na agenda (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) — Foto: TechTudo

Criar anotações

O Google Now também permite criar anotações no Google Keep ou no Gmail. Para tal, diga o comando “anotação” seguido do texto desejado. Exemplo: “anotação teste”. Em seguida, na janela exibida, informe se tal anotação será inserida no Keep ou no Gmail.

Criando anotações no Google Keep (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) — Foto: TechTudo

Verificar horários de filmes no cinema

Caso você queira saber quais filmes estão passando no cinema mais próximo, diga o comando “horários de cinema no/em” seguido do nome da cidade. Exemplo: “horários de cinema no rio de janeiro”, “horários de cinema em Curitiba”.

Verificando horários de filmes nos cinemas próximos (Foto: Reprodução/Thiago Bittencourt) — Foto: TechTudo

Mais do TechTudo