Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Após um pedido feito por um professor de direito e membro fundador do Creative Commons, Lawrence Lessig, o Google mudou a sua página de busca e facilitou a pesquisa por imagem com base no licenciamento de direitos. O Google Image Search, serviço de buscas por fotos e desenhos, permite agora que os usuários filtrem os resultados com base em como eles estão licenciados desde 2009.

Após críticas, Google melhora gerenciamento de comentários no YouTube

A opção permaneceu escondida no site do Google em um menu avançado até ganhar mais destaque. O Bing, da Microsoft, já havia adicionado a opção de filtrar por licenciamento de direitos em julho passado.

Segundo Matt Cutts, engenheiro de software do Google, o buscador tem uma opção semelhante. No Twitter, Cutts citou o pedido de Lessig e anunciou a novidade: "Agora, você pode filtrar pesquisas por imagem no Google por direitos de uso em 'ferramentas de busca'. Graças ao pedido do @Lessig".

Google refina sistema de busca de imagem. (Reprodução/Milena Pereira) — Foto: TechTudo

Perfeito para blogueiros ou para quem quer utilizar imagens de terceiros para criar um novo meme, por exemplo, agora o usuário pode escolher as imagens pelos filtros: “marcadas para reutilização”, “marcadas para reutilização comercial”, “marcadas para reutilização com modificação”, ou “marcadas para reutilização comercial com modificação”, conforme mostra no menu do Google Image Search.

Como mesclar imagens no Photoshop? Descubra essa e outras dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo