Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Quando se pensa em editor de vídeo a primeira coisa que vem à cabeça são programas profissionais, cuja licença é caríssima. No entanto, existem algumas opções de softwares para download bem completas e gratuitas. Se você procura por um programa sem custos e muito útil, para usuários de todos os níveis, veja as dicas de editores de vídeo para sistemas operacionais Windows, Mac OS X e Ubuntu (Linux). Há versões de download para 32 bits e 64 bits da maioria deles.

Editores de vídeo grátis para Windows

Uma das opções mais completas para usuários de Windows é o Lightworks. Com recursos e funções já conhecidos de editores profissionais, seu grande diferencial está na usabilidade. Para quem já é acostumado com a arquitetura tradicional do gênero pode estranhar um pouco o visual do software.

No entanto, isso é apenas um detalhe. O programa é mais simples, mas está à altura de versões do Final Cut e do Adobe Premiere.

Lightworks é um editor de vídeo completo e gratuito, com formato mais profisssional (Foto: Reprodução/Teresa Furtado) — Foto: TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Conhecido editor de vídeo, principalmente por vir instalado nas versões anteriores ao Windows 8, o Windows Movie Maker evoluiu muito até a sua última versão no Windows 7. A interface passou por uma completa reestrutura e houve grande avanço na usabilidade e nos recursos oferecidos. 

por ser um editor mais básico, para iniciantes, o Movie Maker oferece funções interessantes, principalmente em cortes e montagens mais rápidas, com baixa capacidade de processamento.

Windows Live Movie Maker é mais básico mas oferece recursos de edição interessantes (Foto: Reprodução/Teresa Furtado) — Foto: TechTudo

É possível fazer edições rápidas com o Freemore Audio Video Suite. O programa oferece uma variedade de funções interessantes e suporte para arquivos de diversos tipos como músicas, fotografias, entre outros. Com uma boa performance, promete não só fazer edições, como também converter vídeos quando for necessário.

Freemore Audio Video Suite tem suporte para editor e conversor de vídeos (Foto: Reprodução/Teresa Furtado) — Foto: TechTudo

O Virtualdub é um editor muito simples, mas que consegue entregar um resultado de qualidade. Com ele é possível adicionar efeitos, ajustar áudio e vídeo, cortar e redimensionar imagens. Além disso, estão incluídas também ferramentas como inverter, converter para PB, ajustar saturação, brilho e contraste. O programa também aceita plug-ins para expandir suas capacidades.

Virtualdub oferece plug-ins para adicionar ferramentas de edição (Foto: Reprodução/Teresa Furtado) — Foto: TechTudo

Oferecido somente para usuários de Windows 8, o Movie Moments foi projetado para vídeos curtos, sendo que cada fragmento pode ter no máximo 60 segundos. Há possibilidade de fazer cortes, trocar cores, inserir textos, adicionar estilos e muito mais.

Movie Moments é um editor projetado para vídeos mais curtos, de até 1 minuto (Foto: Reprodução/Teresa Furtado) — Foto: TechTudo

Editores de vídeo grátis para Mac OS X

6) Avidemux

Com a proposta de fazer edições rápidas e simples, o Avidemux é uma opção com bom desempenho e totalmente gratuita. Com ele é possível recortar, alterar cores, emendar faixas e redimensionar os vídeos. Além disso, o usuário consegue adicionar legendas e títulos nas mídias em edição. 

Editor Avidemux permite adicionar títulos e legendas nos vídeos (Foto: Reprodução/Teresa Furtado) — Foto: TechTudo

De toda a lista o Clickberry é certamente a opção que apresenta funções mais inesperadas, além dos clássicos recursos de edição. Como o programa integrado à rede social Facebook, é possível inserir ícones de "Curtir", carrinho de compras, hiperlinks e outras ferramentas interessantes. Sua usabilidade bem simples faz com que qualquer pessoa aproveite os recursos sem problemas.

Editor Clickberry tem integração com o Facebook (Foto: Reprodução/Teresa Furtado) — Foto: TechTudo

8) Panolapse

O Panolapse é um editor de vídeo dedicado a dar movimento aos seus projetos. Ele irá analisar as imagens capturadas e propor inserção de time lapse em alguns pontos. Além disso, o programa conta com recursos para adicionar movimento natural ao vídeo, zoom em partes selecionadas, remoção de erros de sequência, entre outras ferramentas. Vale lembrar que, para adicionar o efeito time lapse, é necessário manter a câmera no mesmo ponto por um certo período de tempo.

Panolapse adiciona recurso de time lapse em suas edições (Foto: Reprodução/Teresa Furtado) — Foto: TechTudo

Editores de vídeo grátis para Ubuntu

9) KDEnlive

A apresentação do KDEnlive engana. Se de primeira parece algo muito simples, logo se percebe que é um bom editor de vídeos. O programa oferece, além dos recursos básicos, marcadores, guias e visualização de faixas. Permite ainda o usuário separe seu visualizador em quatro telas e utiliza a funcionalidade de "Arrastar e Soltar". Seu renderizador independente permite um bom desempenho.

KDEnlive é um bom editor de vídeos, com recursos avançados (Foto: Reprodução/Teresa Furtado) — Foto: TechTudo

10) Cinelerra

Editor de vídeo profissional, o Cinelerra requer uma máquina potente. Caso contrário, o usuário corre o risco de o computador travar e perder o projeto. Boa parte dos recursos presentes em poderosos programas de edição é possível de se encontrar no software. Sua diferença fica por conta da comunidade do software livre, que desenvolve melhorias frequentes em suas ferramentas.

Cinelerra é um editor profissional para Ubuntu (Foto: Reprodução/Teresa Furtado)) — Foto: TechTudo

Agora que você conhece algumas opções para você editar vídeos gratuitamente, escolha a que mais atende suas necessidades e mãos à obra.

Problemas com vídeos no Instagram? Troque dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo