Por Da Redação; Para O TechTudo


A Microsoft anunciou, que apesar do fim do suporte ao Windows XP, continuará a fazer atualizações para o sistema no Microsoft Security Essentials. Se por um lado ele não receberá mais suporte técnico já a partir do próximo dia 8 de abril, os updates de segurança serão feitos até 14 de julho de 2015.

Segundo comunicado desta quinta-feira (16), a fabricante vai oferecer atualizações contra novos malwares para computadores domésticos e de empresas que estejam rodando o sistema operacional.

Essentials continuará rodando no XP (Foto: Reprodução/Sapo) — Foto: TechTudo

Ou seja, para o consumidor final, o Microsoft Security Essentials vai continuar funcionando por pouco mais de um ano antes de ser desligado totalmente para o Windows XP. Para quem utiliza os serviços de business da plataforma, o mesmo acontece com programas como System Center Endpoint Protection, Forefront Client Security, Forefront Endpoint Protection e Windows Intune.

Os novos updates para os produtos de segurança vão durar mais 15 meses. O Windows XP não será mais suportado como sistema operacional, e não vai receber mais atualizações de qualquer tipo, mas os programas de cibersegurança da Microsoft para ele continuarão sendo atualizados até o novo praxo. Apesar disso, ainda não é recomendado manter-se com o sistema desatualizado.

“A efetividade de soluções antimalware em sistemas operacionais não suportados (como o Windows XP) é limitada”, diz a fabricante.

A Microsoft deu ainda três dicas para ajudar os usuários:

1) usar softwares modernos com opções avançadas de segurança;

2) realizar o máximo de updates de segurança possível nos programas instalados;

3) manter seu antivírus atualizado no computador.

Ou seja, a proteção antimalware do Security Essentials pode não ser eficaz em todos os casos de novos vírus e o prolongamento da sua vida útil não afeta o encerramento do suporte ao Windows XP e ao Office 2003 em abril deste ano.

Via Microsoft

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo