Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


A Apple registrou uma patente em que descreve um sistema de “playlist inteligente” de rádios e TVs. Essa tecnologia possibilita alternar entre canais e estações com extrema facilidade, de forma automática, graças às configurações preestabelecidas de preferências do usuário.

Patente revela sistema inteligente de playlists (Foto: Thiago Barros/TechTudo) (Foto: Patente revela sistema inteligente de playlists (Foto: Thiago Barros/TechTudo)) — Foto: TechTudo

O sistema pode analisar os dados de múltiplos streamings de mídia para determinar o que está tocando e o que virá a seguir. Ao utilizar as informações, ele pode alternar entre fontes baseando-se em parâmetros pré-definidos pelos usuários. Assim, seria possível configurar o sistema, por exemplo, para que saia de uma rádio quando chegar a hora do anúncio.

Todo o sistema seria controlado com uma interface que simula a mudança de estações de rádios. O streaming do conteúdo mostraria justamente estas “estações”, que podem ser pré-visualizadas quando forem “sintonizadas”. No entanto, elas não seriam somente rádios, mas uma série de fontes diferentes.

Não sabe qual smartphone comprar? Conheça as dicas no Fórum do TechTudo.

Esta é a grande inovação proposta pelo sistema. Seria possível trocar a reprodução de uma rádio para, por exemplo, uma música da memória do iPhone. Essa mudança seria feita de maneira automática, com a “playlist inteligente” compreendendo as configurações realizadas pelo usuário anteriormente.

A patente revela que estas configurações poderiam se basear em pontos como artista, gênero, nível de volume, palavra-chave e outros. Assim, o usuário poderia, por exemplo, trocar de estação caso o sistema identificasse que uma música de um ritmo do qual ele não gosta seria a próxima a ser tocada.

A patente, de número 8,634,944 no U.S. Patent and Trademark Office, órgão onde são registrados estes documentos nos Estados Unidos, data de 2008 e foi inventada por William Bull e Ben Rottler. Ainda não há informações sobre ela sair do papel, mas, acredita-se que seja uma funcionalidade a ser utilizada no iTunes e no iTunes Radio.

Mais do TechTudo