Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Se você está pensando em trocar de TV, deve ter muitas dúvidas com relação a qual modelo comprar. Existem diversas informações que diferenciam os produtos, tornando a busca uma verdadeira confusão de números. No que diz respeito à qualidade de imagem, as características mais importantes são: brilho, contraste e tempo de resposta.
Como conectar seu computador à TV sem um cabo HDMI
Brilho, contraste e tempo de resposta indicam se a TV é de boa qualidade (Foto: Reprodução/Leonardo Rodrigues)

O primeiro item a ser analisado é o brilho. Tal aspecto em uma TV indica a sua capacidade de produzir luz. Geralmente, as empresas fabricantes adotam como unidade de medida o candela por metro quadrado (cd/m2). Atualmente, é comum encontrar nos aparelhos de TV valores entre 300 e 500 cd/m2, o que costuma ser suficiente para produzir imagens de boa qualidade. Para o brilho, quanto maior o seu valor, melhor.
Entretanto, de nada adianta produzir muita luz e não ter uma boa taxa de contraste de imagem. Basicamente, o contraste é a relação existente entre o branco e o preto absoluto em uma imagem. De forma geral, quanto maior a taxa de contraste de uma TV, melhor será a relação entre os tons da imagem, incluindo "pretos" mais intensos. O contraste também é influenciado pelo tipo de retroiluminação da TV.
Comparando LCD e LED, as TVs com painel LCD utilizam lâmpadas fluorescentes para iluminar o painel onde a imagem é mostrada. Isso pode gerar pretos “esbranquiçados”, isto é, uma taxa de contraste não muito boa. Por outro lado, as TVs de LED costumam ser melhores neste quesito pelo fato de utilizarem diodos dmissores de luz (ou Light Emitting Diode, em inglês) para iluminar o painel LCD, conseguindo melhores variações entre imagens claras e escuras.
Tv LED Samsung (Divulgação) (Foto: Tv LED Samsung (Divulgação))
Por fim, o tempo de resposta é justamente o tempo que uma TV leva para atualizar o estado dos pixels da tela na transição de uma imagem para outra, sendo medido em milissegundos (ms). Essa característica é muito importante em cenas de movimento intenso, como em filmes de ação, esportes ou video games.
Não sabe qual modelo de TV comprar na faixa até R$ 2.000? Confira dicas no fórum do TechTudo!
Se o aparelho de TV não tem um bom tempo de resposta, é recomendado observar um efeito de sombreamento (ou rastro) nas imagens. Essa característica varia muito entre os modelos oferecidos no mercado. Porém, prefira aparelhos com valores iguais ou menores a 5 ms. Isso significa que quanto menor o valor, melhor será a transição entre imagens.
saiba maisEntenda como a frequência (Hz) das TVs influencia a qualidade da imagemTVs e Computadores: quem gasta mais energia?WebOS, nova cara das smartTVs LG, surpreende pela simplicidade e fluidez

Mais do TechTudo