Publicidade

Por Da Redação; da CES 2014


A Samsung apresentou na segunda-feira (6) os Galaxy Note Pro e Galaxy Tab Pro, dois novos tablets com tela digna de notebook: 12,2 polegadas. O TechTudo testou os aparelhos durante a CES 2014, feira de tecnologia que acontece nesta semana, em Las Vegas, Estados Unidos, e traz o veredicto.

Confira todas as novidades da CES 2014

A linha Pro é dúbia: grande demais para um tablet, mas falta teclado para brincar de ser notebook. Afinal, boa parte dos notebooks de hoje tem entre 12 e 14 polegadas de tela. Em relação à portabilidade, os Pro têm a vantagem do peso, já que são realmente mais leves do que qualquer latptop. Por outro lado, são grandes demais, e parecem ser mais práticos de serem usados dentro de casa ou escritório do que na rua.

Galaxy Note Pro e Tab Pro (Foto: Foto: Isadora Díaz/TechTudo) — Foto: TechTudo


Em relação à linha convencional, há a diferença de hardware. Os Pro, tanto Tab quanto Note, contam com um superprocessador quad-core de 2,26 GHz (Snapdragon 800) e 3 GB de RAM. No mundos dos tablets, isso é uma configuração monstro, e o resultado é uma execução de aplicativos extremamente fluida. Como acontece no Galaxy S4, é possível escolher por uma versão octa-core de 1,9 GHz, sem 4G.

Galaxy Note Pro e Tab Pro (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) — Foto: TechTudo



Fizemos o teste com o recurso multijanelas, que permite rodar até quatro aplicativos simultaneamente na tela, e não notamos qualquer sombra de travamento. Para armazenar arquivos, haverá as opções de 32 GB e 64 GB, bom para um tablets, mas insuficiente para quem pretende usá-los como substitutos ao computador.

A gigantesca tela vem acompanhada de uma resolução respeitável, de 2560 x 1600 pixels. A olho nu, sequer conseguimos distinguir os pixels, o que é um bom sinal. Por ser um display Super Clear LCD, os tablets apresentam cores vivas e vibrantes.

Galaxy Note Pro e Tab Pro (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) — Foto: TechTudo



Ambos os aparelhos rodam o Android 4.4 (KitKat), mas é difícil notá-lo devido à interface bolada pela Samsung para os tablets. Chama-se Magazine UX, e deixa os tablets com jeitão de revista eletrônica. Por aqui, ficamos um pouco confusos com a novidade; talvez seja preciso um pouco mais de tempo para se acostumar com a navegação. A boa notícia é que ao menos o menu de aplicativos permanece intocado. 

A diferença entre os aparelhos está, basicamente, na presença da S Pen: o Note tem, o Tab não. Além disso, apenas o Note Pro conta com uma entrada USB. De resto, mesmo o design desses carinhas é semelhante.

Galaxy Note Pro e Tab Pro (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) — Foto: TechTudo


Não é bem um tablet, mas também não é um notebook. Os Galaxy Note Pro e Galaxy Tab Pro entram para abocanhar um nicho de mercado ainda nebuloso. São aparelhos excelentes, com desempenho impressionante, mas ainda não sabemos exatamente a que vieram. É esperar para ver.

Mais do TechTudo