Por Da Redação; Para O TechTudo


O Windows Phone 8.1 deve mesmo trazer a aguardada assistente virtual Cortana. A novidade foi revelada em um vídeo divulgado nesta segunda-feira (27) que mostra como a “Siri” do sistema da Microsoft deve parecer e funcionar. Outra surpresa é o novo hub de jogos do Windows Phone, que será totalmente redesenhado e deve adotar uma aparência mais próxima do Xbox One.

Assistente Virtual Cortana terá feições humanas e interatividade com usuário (Foto: Reprodução/YouTube) — Foto: TechTudo

Na gravação divulgada pelo site especializado WMPower User, é possível ver que a Cortana será acionada ao pressionar o botão Windows do smartphone, de forma bastante semelhante à Siri no iOS. No vídeo, o usuário pede para que a assistente dê as coordenadas para a estação mais próxima e, logo após o processamento, Cortana questiona se ele gostaria de pegar o próximo trem. Ao que parece, a nova assistente da Microsoft será bastante interativa, dando a possibilidade de o usuário refinar as suas tarefas.

Esta é a segunda vez que a assistente Cortana vaza em um vídeo. Em ambas, é possível perceber que o recurso da Microsoft terá uma interface gráfica com alguns detalhes como a boca, garantindo uma expressão mais humana. Além disso, a Cortana poderá ser vista na janela dos aplicativos, como na demonstração do Here Maps, da Nokia, de maneira bastante diferente das rivais Siri e Google Now. A expectativa é que a assistente esteja disponível também no Windows 8.1 e no Xbox One.

Qual o melhor assistente de voz? Opine no fórum do TechTudo!

Outro detalhe em segundo plano no vídeo é a mudança na interface do hub de jogos do Windows Phone 8.1. Na nova versão, o aplicativo deverá ser integrado ao Xbox Smartglass, também da Microsoft, e trazer uma nova organização bastante semelhante a do console Xbox One. Com isso, o app deve organizar melhor os jogos instalados no celular, as mensagens e as conquistas da Live do usuário.

O Windows Phone 8.1 ainda não tem data oficial para ser lançado. No entanto, a expectativa é que a primeira grande atualização do sistema seja anunciada em abril, durante a conferência Build 2014. Segundo a Microsoft, o update deve ser liberado em todos os aparelhos com a versão mais recente da plataforma.

Mais do TechTudo