Por Da Redação; Para O TechTudo


O YouTube não oferece aos usuários a opção nativa de baixar os vídeos publicados no site, mas há vários serviços de terceiros para isso. O aTube Catcher e o KeepVid são dois deles e o TechTudo comparou os aplicativos para descobrir qual é a melhor alternativa para fazer downloads de vídeos.

Comparativo aTube Catchar e Keepvid (Foto: Arte TechTudo/Carol Danelli) — Foto: TechTudo

Funcionamento

O aTube Catcher é um software que o usuário precisa baixar e instalar no PC, já o KeepVid é um site, que faz todo o processo online, utilizando Java. O funcionamento é semelhante em ambos: copie o link do vídeo, cole na caixa de texto e clique em “download”/”baixar” e seu download será realizado.

Keepvid é online (Foto: Aline Jesus/TechTudo) — Foto: TechTudo

Formatos

O KeepVid oferece downloads nos formatos 3GP, FLV, MP4, WEBM e MP3, com uma série de resoluções diferentes. É pouco se comparado aos formatos disponibilizados pelo aTube Catcher, que são mais de 50, incluindo download em tipos bem exclusivos de arquivos para iPad, Xbox 360 e PSP.

Compatibilidade

Ambos fazem downloads de vídeos do YouTube, mas também servem para vários outros serviços, como DailyMotion e Vimeo. A lista do aTube Catcher é um pouco maior do que a do KeepVid, mas os sites mais famosos estão nos dois. Ambos dizem que são capazes de baixar vídeos do Facebook. Porém, é recomendado que para cara tipo de arquivo sejam feitos testes, independente das listas.

aTube Catcher é compatível com muitos serviços e formatos (Foto: Aline Jesus/TechTudo) — Foto: TechTudo

Desempenho

Se o KeepVid tem a vantagem de ser prático, por ser online e por permitir que o usuário adicione um botão de “Keep It” à barra de favoritos para clicar nele quando quiser baixar um vídeo, também tem alguns pontos negativos. Ele é repleto de anúncios, banners que, infelizmente, têm muitos botões de download “falsos”, que fazem o usuário baixar outras coisas que não são o vídeo, como adwares.

Cuidado com os botões do Keepvid (Foto: Aline Jesus/TechTudo) — Foto: TechTudo

Ele ainda decepciona no uso do Java, que faz a exibição das opções de download seja lenta. Ao contrário do aTube Catcher, que tem as opções de formato listadas antes até mesmo do usuário inserir o link do vídeo. Assim, quando ele clica em “download”, começa a baixar os arquivos de forma imediata.

O rival, aTube Catcher, tem uma interface simples, mas intuitiva, e apresenta um desempenho muito bom para o que se propõe. Todos os arquivos baixados ficam exibidos em uma lista e você poderá lembrar de tudo depois, o que não acontece com um serviço online como o KeepVid. Ele é bem rápido para reconhecer o link do YouTube e gerar o download.

A velocidade do download depende de fatores externos e não exclusivamente do Keepvid ou do aTube Catcher. Testamos o download de um vídeo pequeno, de 27.1 MB, e formato MP4 (480p). Nestas condições, com uma Internet de 10 Mbps, o aTube conseguiu ser um pouco mais veloz: baixou em 21 segundos direto para o computador, enquanto o Keepvid demorou 29 segundos com o arquivo na web.

Funcionalidades

A grande vantagem do aTube Catcher em relação ao KeepVid é que ele é muito mais do que uma opção para baixar vídeos da Internet. Além disso, ele tem vários recursos úteis para os usuários: gravação de streaming, captura de tela, conversão de vídeos, criação de CD/Blu-Ray e gravação de áudio.

aTube é mais completo (Foto: Aline Jesus/TechTudo) — Foto: TechTudo

Conclusão

A opção pelo aTube Catcher parece ser a mais interessante neste comparativo. Apesar de ser necessário instalar no computador, ele é um programa seguro, leve e mais completo do que o KeepVid. O programa, que já ganhou do VDownloader em outra comparação, é a melhor opção para baixar vídeos do YouTube.

Veja outras soluções para baixar vídeos no YouTube; vídeo

Como resolver problema com flash no YouTube? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo