Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Por acaso, quando você inicia seu navegador, a página inicial é a de um mecanismo de busca chamado "Awesomehp"? Se sim, possivelmente seu PC foi infectado por um dos hijackers (“sequestradores”), malwares que modificam a página inicial do navegador e servem de porta de entrada para outras ameças.

Esses sistemas instalam ainda, sem o consentimento do usuário, extensões nos principais navegadores de Internet. Confira as dicas de como retirar essas extensões indesejadas do seu browser preferido.

Em um computador infectado pelo awesomehp, a página principal do navegador se transforma no sistema de busca da malícia — Foto: TechTudo

Instalados automaticamente por meio de softwares grátis, e muitas vezes suspeitos, os hijackers tem a intenção de aumentar a visitação e cliques em diversos sites, monetizando o tráfego na rede. Para removê-lo, existem algumas possíveis soluções, sendo a primeira a utilização de programas feitos para isso.

Anti-Malwares

Existem diversos programas especializados na detecção e remoção de malwares e ameaças virtuais. Entre opções, recomendamos o Malwarebytes Anti-Malware e o ADWCleaner, dois dos mais famosos programas grátis.

Após fazer o download e instalar o software em sua máquina, execute o programa e faça uma limpeza completa na máquina, lembrando sempre de fechar os navegadores em execução. Após isso, certifique-se que o problema foi resolvido. Em caso negativo, é hora de realizar uma limpeza manual.

Desinstale programas suspeitos

Muitas vezes essas ameaças são tão maliciosas que instalam outros programas em sua máquina. Entre tantos nomes possíveis, um que aparece com frequência é o WPM17. Para removê-lo do Windows, acesse o  ”Painel de Controles” e na parte “Programas”, selecione “Desinstalar um programa”.

Caso o encontre, selecione e clique na opção “Remover” para se desfazer dele. Como esses malwares podem aparecer com diversos nomes, é recomendável conferir toda a lista e buscar por nomes novos e suspeitos.

Selecione e remova o WPM17 de sua máquina — Foto: TechTudo

Faça você mesmo

Outra opção é realizar a limpeza por conta própria. Para isso, siga os passos a seguir e acabe de vez com o awesomehp.com. 

Google Chrome

Passo 1. Entre nas configurações do Chrome, como mostra a figura a seguir;

Passo 2. Na seção “Inicialização”, selecione a opção “Abrir página Nova guia”, ou escolha a última opção, clicando no link “Configurar páginas”;

Marque a opção Abrir página Nova guia na secção Inicialização — Foto: TechTudo

Passo 3. Na seção “Pesquisa” clique no botão “Gerenciar mecanismos de pesquisa…”;

Passo 4. Uma nova janela irá abrir. Remova o Awesomehp.com daí, assim como outros suspeitos. Após isso, redefina o mecanismo de pesquisa padrão (que não seja suspeito);

Redefina o Google como mecanismo de busca padrão — Foto: TechTudo

Passo 5. Feito isso, vá na aba Extensões, nas “Configurações” e delete qualquer extensão suspeita, que você não lembra de ter instalado.

Talvez ela venha com o próprio nome do hijacker, Awesomehp, mas podem estar com outros nomes, como “Extended Protection”. Remova-as;

Mozilla Firefox

Passo 1. Entre nas configurações do Firefox, como mostra a imagem a seguir;

Passo 2.  Na aba “Geral”, verifique se na opção “Ao iniciar o Firefox” a opção marcada seja “Abrir página inicial”.

Logo abaixo, a página inicial deverá estar marcada com o site do awesomehp. Delete o endereço e insira um de sua preferência;

Passo 3.  O próximo passo é remover o malware do mecanismo de busca do Firefox. Para isso, ao lado da barra de endereços do navegador, há o campo de buscas.

Clique na seta situada a esquerda e escolha a opção “Organizar pesquisas”;

Passo 4. Na nova janela que abrir, remova o “awesomehp” de lá e redefina o Google como padrão de mecanismo de busca, ou algum outro de sua preferência;

Passo 5.  Agora, hora de remover o complemento instalado pelo 22Find no navegador. Para isso, vá até o menu superior esquerdo e clique em “Complementos”, como ilustra a figura a seguir;

Passo 6. Na nova janela, remova o “awesomehp” da lista, clicando em excluir ao lado de seu nome. Outros complementos associados a ele podem estar presentes, e será necessária a remoção deles. 

Internet Explorer

 Passo 1. Para começar, clique na engrenagem presente no canto superior direito, e vá até “Opções de Internet”. Vamos mudar a página inicial e remover o awesomehp de lá;

Na engrenagem presente no canto superior direito, seleciona a opção Opções de Internet — Foto: TechTudo

Passo 2.  Feito isso, na aba “Geral”, você poderá definir a opção de sua página inicial na opção Home Page, localizado logo a seguir.

Selecione todo o endereço awesomehp, remova-o e insira um novo a sua escolha. Clique em “Aplicar” para salvar as configurações; 

Remova o endereço do malware e insira um novo para alterar sua página principal — Foto: TechTudo

Passo 3. Agora, na mesma janela, na parte “Pesquisa”, clique em “Configurações”. Caso não esteja disponível, clique diretamente na engrenagem e vá na opção “Gerenciar Complementos”. 

Na esquerda, selecione a opção “Provedores de Pesquisa”. Em seguida, localize o endereço de busca do malware e o remova. Redefina o mecanismo de pesquisa de sua preferência;

Selecione a opção Gerenciar Complementos para mudar o mecanismo padrão de busca — Foto: TechTudo

Corrigindo os atalhos

A ultima parte do processo é alterar os atalhos dos navegadores. Esse procedimento é idêntico para todo os navegadores, e aqui estaremos utilizando o Google Chrome.

Passo 1. Primeiro, desafixe o Chrome na “Barra de tarefas";

Passo 2. Agora, vá até o ícone de seu navegador na área de trabalhe, clique nele com o botão direito e vá até propriedades.

Na aba “Atalho”, remova o “awesomehp.com” do lado direito de onde seu navegador é carregado da máquina. Cuidado para não remover nada à sua esquerda;

awesomehp atalho navegador — Foto: TechTudo

Passo 3. Se desejar, fixe novamente o navegador à “Barra de Tarefas”, clicando com o botão direito sobre ele e selecionando essa opção.

Desse modo, todos os vestígios do awesomehp.com serão removidos. Da próxima vez que você instalar programas grátis ou de origem suspeita, tenha sempre cuidado com as opções que você seleciona durante o instalador.

Qual antivírus e sistema operacional você usa? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo