Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Muitos smartphones top de linha do mercado costumam oferecer ao consumidor, nas suas versões mais baratas, 16 GB de espaço para o armazenamento de arquivos. Será que é esse é, de fato, o espaço que pode ser utilizado pelo usuário? Para responder a essa questão, o TechTudo colocou, lado a lado, cinco dos melhores aparelhos à venda no Brasil: iPhone 5S, da Apple, e quatro produtos com Android: o LG G2, o Sony Xperia Z1, o Google Nexus 5 e o Samsung Galaxy S4. Confira o resultado abaixo.

Espaço real para o usuário

Quando anuncia que a memória de um telefone é de 16 GB, a fabricante não diz que uma parte deste espaço já sairá comprometida de fábrica, com os aplicativos já instalados e o sistema operacional, que vêm no aparelho. Portanto, a capacidade real para que usuários guardem seus arquivos, na verdade, nunca é de 16 GB.

iPhone 5S, da Apple (Foto: Luciana Maline/TechTudo) — Foto: TechTudo

Segundo dados da empresa Which, inclusive, todos estes tops têm, pelo menos, cerca de 4 GB comprometidos antes de o usuário instalar qualquer arquivo. O Nexus 5 oferece 12,28 GB, o iPhone 5S tem 12,20 GB, o Xperia Z1 sai com 11,43 GB, o LG G2 tem 10,37 GB e o Samsung Galaxy S4 possui só quase metade dos 16 GB: 8,56 GB.

Compatibilidade com cartões de memória

Para compensar isso, o ideal seria que todos os smartphones tivessem um slot para cartões de memória microSD. Entretanto, não isso que acontece. Aliás, a maioria dos gadgets deste comparativo não possui entrada para os cartões.

O Nexus 5, iPhone 5S e LG G2 não têm entradas para memória extra com o acessório. Já o Xperia Z1 e Samsung Galaxy S4 não repetem o mesmo erro: ambos não só têm o slot como aceitam cartões de tamanho bem satisfatório, de até 64 GB.

Galaxy S4 visto de frente: tela Full HD e com cores vivas chama a atenção (Foto: Allan Melo / TechTudo) — Foto: TechTudo

Tamanho dos aplicativos também influencia

Na hora de avaliar o espaço de armazenamento de um smartphone, é preciso levar em consideração também o tamanho, em média, dos aplicativos para aquele aparelho. Em sua maioria, os programas para o iOS costumam ser mais pesados do que os similares produzidos para o Android.

Alguns exemplos: o WhatsApp tem 12 MB no Android e 18,6 MB no iOS, o Tumblr possui 5,4 MB no Android e 7,9 MB no iOS. Isso também acontece nos jogos. O Where’s My Water tem 48 MB no Android e 48,2 MB no iOS, e Angry Birds Star Wars tem 44 MB no Android – e 53 MB no iOS.

Conclusão: Xperia Z1 é o melhor da lista

Xperia Z1 (Foto: Barbara Mannara/TechTudo) — Foto: TechTudo

Se forem somados todos esses pontos, o Xperia Z1 é o que mais se destaca no comparativo. Até porque, era o terceiro da lista em termos de armazenamento prévio, tem o Android, com tamanho médio menor dos aplicativos, e ainda aceita cartões de memória de até 64 GB. Ou seja, pode ter cerca de 75 GB de espaço.

Qual é o melhor smartphone à venda? Descubra no Fórum do TechTudo.

O Galaxy S4, por sua vez, fica na segunda posição, mas somente caso o usuário tenha um ótimo cartão microSD. Afinal, ele é o último da lista em espaço livre, com cerca de 9 GB, mas a possibilidade de expansão faz com que ele possa chegar a mais de 70 GB e garantir um ótimo espaço de armazenamento para o usuário.

Tela do Nexus 5 tem resolução Full HD (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) — Foto: TechTudo

Depois vêm os gadgets sem slot para cartões de memória. O melhor deles é o Nexus 5, primeiro na questão da memória interna inicial, com quase 13 GB. Depois, o iPhone 5S, que apesar de ter o iOS, possui quase 2 GB a mais de espaço interno (12 GB) do que o LG G2 (10 GB), último colocado no comparativo.

Mais do TechTudo