Por Da Redação; Para O TechTudo


Você sabe qual é o significado daqueles sinais "G", "H", "H+" ou "E" do lado da barra de sinais do celular? As letras aparecem no dispositivo móvel sempre que ele utiliza a Internet, revelando o tipo de tecnologia que está sendo usada no momento, além de mostrarem a oscilação da velocidade de conexão. Entenda melhor:

Os simbolos em forma de letras que aparecem no topo da tela variam de acordo com a tecnologia da conexão utilizada (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso) (Foto: Os simbolos em forma de letras que aparecem no topo da tela variam de acordo com a tecnologia da conexão utilizada (Foto: Reprodução/Lívia Dâmaso))

- A letra G simboliza a tecnologia GPRS (General Packet Radio Service) implantada em 2000. Essa pode transmitir dados com velocidade de até 171,2 Kb/s (kilobits por segundo);

- A letra E faz referência a tecnologia EDGE (Enhanced Data Rates for GSM Evolution). Essa é um pouco mais rápida que a anterior chegando à velocidade máxima de 473,6 Kb/s;

- A letra H indica a tecnologia HSPA (High Speed Packet Access) ou o padrão HSDPA (High Speed Downlink Packet Access). Essa conexão atinge uma velocidade relativamente alta, de até 14 Mb/s (megabits por segundo). Já o símbolo H+ indica a tecnologia Evolved HSPA (HSPA Evoluído) e pode chegar a velocidades de até 168 Mb/s para download e 22 Mb/s para upload.

Importante ressaltar que não há como configurar nenhuma dessas conexões no seu smartphone ou tablet, pois o dispositivo sempre utilizará o melhor tipo de rede disponível no local onde você estiver. Por exemplo: as conexões H e H+ são oferecidas, geralmente, em grandes cidades. Em locais menos povoados, mais afastados dos grandes centros urbanos ou com pouca recepção, você provavelmente só encontrará conexões EDGE ou GPRS.

Mais do TechTudo