Publicidade

Por Da Redação; do MWC 2014


Depois de quatro dias no maior congresso de tecnologia móvel de mundo, o MWC 2014, a equipe do TechTudo viu muita coisa. Algumas incríveis... Outras nem tanto. Smartphones superpotentes, relógios inteligentes e engenhocas fizeram parte da feira, além de, claro, alguns pequenos fracassos. Por isso, elegemos o melhor e o pior do MWC. Confira!

Fique por dentro de todas as novidades do MWC 2014

Pavilhão do MWC 2014, em Barcelona (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) — Foto: TechTudo

Melhor smartphone

O MWC 2014 foi recheado de ótimos lançamentos, mas o rei do evento é o Xperia Z2. A Sony optou pelo clássico "feijão com arroz", e o fez muito bem. Diferentemente do seu rival direto, Galaxy S5, o aparelho não apresenta lá muitas inovações além da capacidade de gravar vídeos em 4K, mas é impecável no hardware, design e experiência de uso. Tela Full HD, processador Snapdragon 801, 3 GB de RAM e câmera de 20 megapixels fazem parte das especificações. Saiba tudo sobre o Xperia Z2.

Xperia Z2 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) — Foto: TechTudo


Melhor acessório

Os chamados wearables, os acessórios "vestíveis" como smartwatchs, fitbands e smartglasses, foram apresentados à exaustão durante o MWC 2014. O campeão da categoria foi o Samsung Gear Fit, o novo relógio inteligente da sul-coreana. Ele é uma versão menor do Samsung Gear 2, muito mais discreta e bem funcional. Além de smartwatch, ele funciona com uma fitband. Mede frequência cardíaca, passos e calorias gastas no dia e ainda é super charmoso. Destaque para a tela OLED curva, que tem ótimas cores e brilho. Infelizmente, ele só funciona com alguns aparelhos da linha Galaxy. Saiba tudo sobre o Gear Fit.

Samsung Gear Fit, o relógio inteligente firness apresentado no MWC 2014 (Foto: Allan Melo/TechTudo) — Foto: TechTudo



Melhor aplicativo

Mesmo em sua versão beta, o posto de melhor aplicativo vai para o Opera Max. O programa comprime os dados de Internet de smartphone Android e economiza um bocado seus preciosos MB. Ele ainda permite controlar os aplicativos que podem fazer acesso à web e oferece um relatório dos gastos de outros aplicativos. Baixe o Opera Max no TechTudo Downloads.

Opera Max (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) — Foto: TechTudo

Melhor inovação

O prêmio de melhor inovação vai para a segunda geração do YotaPhone. O smartphone russo tem duas telas, uma na parte frontal e outra na traseira. Enquanto a da frente é uma AMOLED, a de trás é uma e-ink sensível ao toque, a mesma usada nos e-readers Kindle e Kobo. Ela gasta pouquíssima energia e é perfeita para a leitura. Enquanto o primeiro YotaPhone mais se parecia com um protótipo de que com um smartphone de verdade, o novo mostra a que veio com ótimo design e experiência de uso. Saiba tudo sobre o YotaPhone (2014).

Yota Phone nova geração (Foto: Allan Melo/ TechTudo) — Foto: TechTudo

Melhor tablet

Testado pelo Techtudo, o Xperia Z2 Tablet leva o prêmio de melhor tablet. À prova d'água, o aparelho é extremamente portátil, chegando a pesar menos que o iPad Air: são 426 g da Sony contra 429 g da Apple. Com design elegante, o aparelho conta uma parte frontal superreflexiva em vidro que contrasta com a traseira de policarbonato. O tablet conta ainda com um display Full HD (1920 x 1200 pixels), processador Qualcomm Snapdragon 800 quad-core de 2,3 GHz, 3 GB de RAM e mais 16 GB de memória interna. Há uma câmera na traseira de 8,1 megapixels, e outra, na parte frontal, de 2 megapixels. Saiba tudo sobre o Xperia Z2 Tablet.

Tablet Sony Xperia Z2, apresentado no MWC 2014 (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) — Foto: TechTudo

Maior fail

A SanDisk tinha tudo para levar o prêmio de melhor estande, mas as coisas não saíram com planejado. A empresa tinha uma área em que os visitantes poderiam produzir seus próprios vídeos com "efeito Matrix". Mais de cem aparelhos Moto X estavam posicionados lado a lado, formando um semicírculo. Eles deveriam, quando acionados, disparar a câmera um a um, para criar um efeito de stop-motion com as fotografias... Deveriam. O sistema não funcionou no primeiro dia, engasgou no segundo e só rolou no terceiro. Uma pena.

Estande da SanDisk foi o mail fail do MWC (Foto: Allan Melo / TechTudo) — Foto: TechTudo

Esse foi o WMC 2014, com participação intensa de lançamentos de acessórios "wearables" e smartphones inovadores incluindo tecnologia 4K. O evento também apresentou soluções mais economicas em conexões de dados e aparelhos mais leves, com design cada vez mais refinado.

Tendência no setor, os gadgets estão se tornando cada vez mais parte do dia a dia dos seus donos. Sejam nos bolsos, em forma de óculos ou mesmo de relógios inteligentes. Resta esperar para que chegem no Brasil.

Qual foi a maior inovação do MWC 2014? Comente no Fórum do TechTudo.

* Colaboraram Allan Melo e Melissa Cruz

Mais do TechTudo