Por Da Redação; Para O TechTudo


O último ano foi muito bom para as fabricantes de tablets Android. Segundo o relatório publicado pela consultoria Gartner, os dispositivos com o sistema do Google agora são dominantes no mercado, respondendo por 62% dos tablets vendidos no último trimestre. Já o iOS, antes com 52,8% do mercado, se fez presente em 36% dos tablets comercializado ano passado, em todo o mundo.

iPad Air, o novo tablet da Apple (Foto: Thiago Barros/TechTudo) — Foto: TechTudo

O mercado de tablets, porém, cresceu 68% em 2013. Por isso, mesmo com um market share menor, a Apple vendeu quase 10 milhões de iPads a mais que em 2012. Com isso, o produto se mantém como o modelo único mais vendido do mundo, superando com folga o número de tablets vendidos pela Samsung, Asus, Amazon e Lenovo, juntas.

Tabela de fabricantes e sistemas operacionais dominantes em tablets em 2013, comparando com 2012 (Foto: Reprodução/Gartner) — Foto: TechTudo

No mundo Android, o crescimento se deu principalmente pela entrada de modelos mais modestos, apelando principalmente em mercados emergentes, como o brasileiro. “Em 2013, tablets se tornaram um fenômeno massificado, com uma vasta escolha de modelos com Android apropriados ao orçamento de consumidores em geral, ainda oferecendo especificações adequadas”, explicou a diretora de pesquisas da Gartner, Roberta Cozza.

Tablet novo ou usado? Tire suas dúvidas sobre compras no Fórum do TechTudo

A Samsung foi a fabricante que mais engrossou o número de dispositivos Android no mercado em 2013. A companhia coreana passou de pouco mais de 8,5 milhões de unidades vendidas em 2012 para 37,4 milhões no ano seguinte, o que a deixou a linha Galaxy Tab e Note com 19,1% do mercado – antes, a empresa detinha somente 7,4%.

Em seguida, a Asus - que fabrica os tablets Nexus de 7 polegadas - ficou responsável por 5,6% (11 milhões), e a Amazon - com seus Kindle Fire - por 4,8% (9,4 milhões); seguida da Lenovo, com 3,3% (6,5 milhões) das vendas do último trimestre de 2013. O restante é composto por marcas menores, que compuseram quase um terço de todos os tablets comercializados em 2013.

Via Gartner

Mais do TechTudo