Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


É comum encontrar aparelhos modificados pelas operadoras de telefonia que os comercializam. Elas incluem apps e widgets próprios que, muitas vezes, são indesejáveis. Confira o tutorial que o TechTudo preparou ensinando como excluir aplicativos de operadora do smartphone Android.

Passo 1. Como os apps de operadora são protegidos, o processo de desinstalação requer acesso root ao sistema. Você pode conferir como fazer root no Android no tutorial preparado pelo TechTudo. Vale lembrar, no entanto, que o root pode variar de acordo com a marca, modelo e versão do dispositivo.

Passo 2. Instale o Titanium Backup.

Passo 3. Clique em "Backup/Restauração". Na lista que irá aparecer, procure um aplicativo de operadora para desinstalar e o selecione.

Procure na lista por um app de operadora pré-instalado no aparelho (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 5. Como forma de precaução, é importante fazer um backup do app antes de exclui-lo totalmente do sistema. Mas, se você nunca usou o app, é provável que não sinta sua falta – nesse caso, o backup pode ser descartado.

Passo 4. Clique em "Desinstalar".

Clique em Desinstalar para excluir o aplicativo selecionado (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

 Qual é o seu celular? Está satisfeito com ele? Comente no Fórum do TechTudo

Pronto! Agora é só repetir os passos quantas vezes achar necessário, dependendo de quantos aplicativos sua operadora incorporou no smartphone ou tablet antes de vender. Lembre-se que, ao desinstalar um app, qualquer widget associado a ele também será excluído em definitivo, a não ser que você tenha guardado um backup.

É importante também lembrar que, com acesso root, o Titanium Backup tem a capacidade de excluir componentes do sistema essenciais para seu pleno funcionamento. Portanto, tenha certeza do que está fazendo antes de prosseguir com a desinstalação de um item na lista – afinal, um possível erro poderá ser permanente.

Mais do TechTudo