Por Da Redação; Para O TechTudo


Os serviços de comunicação do Google, Google Talk e Hangouts, saíram do ar na tarde desta segunda-feira (17). Quem tentava enviar uma mensagem recebe mensagens de erro ou via a janela de conversas em branco nesta tarde. O gigante de buscas comunicou em seu painel de status que os serviços foram brevemente interrompidos. Outro app que sofreu com problemas foi o Google Drive.

Google atualiza Hangouts com chats de vídeo em HD (Foto: Reprodução/The Verge) (Foto: Google atualiza Hangouts com chats de vídeo em HD (Foto: Reprodução/The Verge)) — Foto: TechTudo

O alerta no site da companhia para o Google Talk e Hangouts do Google+ foi feito às 13h22 (de Brasília) com a seguinte mensagem: “Estamos investigando relatos de um problema com o Google Talk. Forneceremos mais informações em breve.”

Às 15h15 o serviço de bate-papo começou a ser restaurado e usuários relataram melhora no chat. "O serviço do Hangouts do Google+ já foi restaurado para alguns usuários e esperamos uma resolução para todos em breve. Este período é apenas uma estimativa e pode sofrer alterações", informou o Google .

Uma alternativa ao Gtalk, que caiu, foi usar mensageiros como o Facebook Messenger ou WhatsApp Messenger, ou o Gmail.

Hangouts e Google Drive apresentam problemas (Reprodução/Taysa Coelho) — Foto: TechTudo

Nos aplicativos para iOS 7 e Android, assim como no desktop, todos os contatos apareciam offline nos serviços do Google.

Já com o Google Drive, nuvem do Google que também sofreu problemas, as planilhas do serviço não podiam ser abertas na tarde desta segunda-feira. Ao tentar usá-las, a seguinte mensagem de erro era mostrada para alguns usuários: “O servidor encontrou um erro temporário e não pôde concluir o seu pedido. Por favor, tente novamente em 30 segundos. Isso é tudo o que sabemos”. 

Por volta das 14h30, uma atualização garantia a restauração. "O serviço do Planilhas do Google já foi restaurado para alguns usuários e esperamos uma resolução para todos os usuários em breve", afirma.

Status do Google para o Hangouts (Reprodução/Taysa Coelho) — Foto: TechTudo

Na semana passada, outro serviço Google que apresentou problemas foi o YouTube. Quem visitou o site na tarde de quarta-feira (12) viu a mensagem "Error 502". Ao tentar acessar um dos vídeos, um breve texto dizia que o servidor encontrou um erro temporário e não pode concluir o acesso. 

Na mesma semana, o Google Drive anunciou preços mais baixos para assinantes mensais, atraindo ainda mais usuários. Agora, são cinco planos pagos, com pacotes de 100 GB a 30 TB de espaço e custos que vão de US$ 1,99 a US$ 299.

Via Google

Mais do TechTudo