Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Ultimamente temos visto muitas empresas de tecnologia investindo cada vez mais em um formato de arquivos em vídeo batizado de Ultra HD ou simplesmente 4K, mas o que exatamente isso significa? Fique por dentro do assunto neste artigo.

4K-1 — Foto: TechTudo

A resolução 4K, também chamada de de Ultra HD, foi assim batizada por gerar vídeos com 4000x2000 pixels, podendo variar de acordo com a quantidade de pixels na vertical. Os cinemas que estão começando a colocar resolução 4K em seus projetores utilizam a resolução de 4096x2160 pixels, enquanto as fabricantes de televisores utilizam a proporção de 3840x2160 pixels, por exemplo.

Para se ter uma ideia melhor, pode-se dizer que uma tela com resolução 4K pode “abrigar” quatro telas com resolução Full HD, gerando assim uma imagem com definição extraordinária. Mas a questão é: será que vale a pena gastar uma grana em uma televisão, monitor ou projetor 4K atualmente?

A indústria está investindo cada vez mais em aparelhos capazes de gerar e ler arquivos com resolução 4K, o próprio YouTube já aceita upload de arquivos em resolução Ultra HD. Esse investimento maciço das empresas gera cada vez mais conteúdo para o público e produtos capazes de transmitirem este conteúdo, com isso os televisores e projetores ficarão cada vez mais baratos, tornando possível a uma maior quantidade de pessoas obtê-los.

Tamanho do arquivo

Porém, tudo tem o seu lado ruim. Se um arquivo Full HD (1080p) já ocupa um espaço considerável em armazenamento e "pede" bastante hardware para poder ser executado, isso aumenta ainda mais com a resolução 4K. Para se ter uma ideia, um segundo de vídeo em Ultra HD ocupa algo em torno de 597 MB de espaço, ou seja, uma série de uma hora de duração ocupa algo em torno de 2,15 TB de espaço.

O que se sabe é que a resolução 4K ainda tem muito o que evoluir com relação a conteúdo disponível e aparelhos mais acessíveis para reproduzir este conteúdo, porém é algo que daqui a algum tempo será tão comum quanto é a resolução HD hoje em dia.

Mais do TechTudo