Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Os dispositivos vestíveis da Samsung vão permitir leitura rápida de livros. Graças à tecnologia desenvolvida pela startup Spritz, qualquer texto poderá ser adaptado para telas pequenas, como a do smartwatch Galaxy Gear, e, de quebra, acelerar o tempo de leitura por meio de uma técnica de reconhecimento de palavras.

Em breve será possível ler livros de forma acelerada em smartwatches da Samsung, como o Galaxy Gear 2 (Foto: Allan Melo/TechTudo) — Foto: TechTudo

Equipado em alguns sites e e-readers, o método da Spritz consiste em identificar o ponto central em que cada palavra é reconhecida pelo olho humano, e mostrá-las rapidamente na tela, como uma esteira que leva o texto aos olhos. Com isso, o usuário não precisa movimentar o globo ocular pelas linhas do texto, reduzindo o tempo de leitura significativamente. 

Segundo a Spritz, até 80% do tempo de leitura é tomado pela necessidade de movimentar os olhos, enquanto só 20% se dá pelo processamento do texto pelo cérebro.

Inserido em dispositivos pequenos, o leitor poderá proporcionar uma leitura de 250 a 500 palavras por minuto, dependendo da velocidade programada pelo usuário. Na velocidade máxima, é possível, por exemplo, ler um livro de 300 páginas em pouco mais de uma hora.

Confira a tecnologia em funcionamento:

250 palavras por minuto

Spritz 1 — Foto: TechTudo

350 palavras por minuto

Spritz 2 — Foto: TechTudo

500 palavras por minuto

Spritz 3 — Foto: TechTudo

Mais do TechTudo