Por Da Redação; Para O TechTudo


Ultra Street Fighter 4 está a pouco menos de dois meses de ser lançado. O game deixa muita dúvidas quanto as novidades que acrescentará ao já completíssimo Super Street Fighter 4 Arcade Edition. Pensando nisso, a Capcom Brasil convidou o TechTudo para uma conversa na qual os gerentes da empresa mostraram a nova versão do jogo de luta mais famoso de todos. Confira nossas impressões!

Ultra Street Fighter IV (Foto: Divulgação/ Capcom) — Foto: TechTudo

5 novos personagens e 6 novos cenários

Parece uma importação de outra franquia da Capcom, Street Fighter vs. Tekken, mas o fato é que Ultra SF4 traz 3 personagens e 6 cenários daquele jogo. Com isso, vai a 44 o número de lutadores disponíveis.

Poison, Hugo e Rolento são todos novos no universo fechado de Street Fighter, assim como as seis fases importadas daquele jogo, que variam de um parque jurássico a um estacionamento de caminhões. A quarta personagem, previamente introduzida em SF3, é Elena, uma princesa queniana que luta capoeira.

A personagem Elena é uma das novidades de Ultra Street Fighter IV (Foto: Reprodução/Capcom) — Foto: TechTudo

A real novidade é a apresentação da personagem feminina Decapre: uma espécie de Cammy do lado negro, equipada com máscara e garras cibernéticas. Ela na verdade estreou na série com uma breve aparição como personagem não-jogável genérico em Street Fighter Alpha 3, mostrada como uma das temidas Dolls do chefão M. Bison, mas agora volta com uma história própria e muito personalidade.

Como Guile ou Bison, ela é um personagem com golpes especiais carregados, mas possui uma grande quantidade de sequências para cada um deles, uma mistura bem interessante, que a coloca numa distância ideal intermediária. Assim como seu chefe, ela faz brilhar seus golpes usando o famoso “Psycho Power”. O trailer abaixo explica um pouco mais da história da garota.

  Ultra Street Fighter 4: testamos o novo game que traz mais personagens

Red Focus e Ultra Combo Double

Derivando de mecânicas estabelecidas já no primeiro SF4, Ultra Street Fighter 4 introduz um segundo tipo de Focus e a opção de escolher entre os dois golpes Ultra conforme desejar. O Red Focus é ativado com uma combinação de soco e chute no momento anterior a um ataque, e absorve o dano exatamente da mesma forma.

As diferenças são três: primeiro, a função usa três botões ao invés de dois para ser ativada; segundo, ela absorve um infinito número de ataques em seu período de ativação; terceiro, ele pode usar entre uma e três barras de especial, dependendo da situação. Mais importante, ele aparece como um recurso mais confiável do que o Focus comum, e absorve o dano com a mesma aceleração da barra dos Ultra.

O “Ultra Combo Double” oferece uma troca dolorosa aos jogadores interessados em soltar qualquer um dos Ultra ao mesmo tempo: quem optar pela dupla terá o dano diminuído em cada ocasião que soltar um golpe final. Na maioria dos personagens, o dano total cai para 75%, mas Zangief, Cammy, Fei Long, T.Hawk, Makoto, Hakan, Dhalsim, Rose, Akuma, E.Honda e Hugo verão esse valor cair para 60%.

Rolento é um dos personagens de Ultra Street Fighter IV (Foto: Divulgação/ Capcom) — Foto: TechTudo

Seleção de versões

Outra novidade, mais sutil para os amadores, mas essencial para os veteranos, é a inclusão do campo “Edition Select” no último submenu antes da luta, que dá chance ao jogador de escolher a versão que mais gosta de cada personagem.

Começando no próprio Street Fighter 4, cada lutador terá suas modificações do Super Street Fighter 4, Super Street Fighter 4 Arcade Edition, Super Street Fighter 4 Arcade Edition ver. 2012 e finalmente do Ultra Street Fighter 4 selecionáveis. Naturalmente, personagens que estiverem ausentes em versões anteriores não poderão ser escolhidos naquela versão.

Apesar de parece um detalhe técnico para o jogador casual, a modificação fará com que jogadores competitivos tenham diversas opções de estratégia para cada lutador. Personagens como Hakan e Seth foram grandemente alterados ao longo das versões, e escolher uma versão anterior deles pode mudar muito o estilo de jogo. É uma pena que, justamente por isso, a Capcom tenha banido a função dos embates ranked no multiplayer.

Com 44 personagens, não há como reclamar de falta de variedade (Foto: Reprodução/Capcom) — Foto: TechTudo

Centenas de ajustes

Fora isso, a Capcom trabalha, como de costume, na eterna batalha para garantir que nenhum personagem seja excessivamente poderoso. O diretor chegou a afirmar que nem mesmo haverá mais a necessidade de tiers (espécies de rankings de poder estabelecidos pelos próprios jogadores competitivos) nos campeonatos, pois todos os competidores estarão no mais perfeito equilíbrio.

Ultra Street Fighter 4 traz os ajustes de suas versões anteriores com centenas de pequenas modificações. Alguns personagens, muito mexidos na Arcade Edition, receberam menos toques, mas o jogo no geral parece ainda mais afrouxado quanto às janelas para golpes consecutivos.

Preços e upgrade via DLC

Quem já tiver Super Street Fighter 4 ou Super Street Fighter 4 Arcade Edition poderá adquirir a nova versão por atualização via DLC por R$ 30,99 na PSN ou R$ 29,00 na Xbox Live, de acordo com o console que tiver, no início de junho de 2014. A versão física dos jogos sairá em agosto. A atualização digital para PC (ou o jogo completo, para quem quiser) aparecerá também em agosto de 2014.

Ultra Street Fighter IV será lançado em agosto de 2014 (Foto: Divulgação/ Capcom) — Foto: TechTudo

A empresa não falou de preço para essas versões integrais no Brasil. Para tentar adoçar o bico de quem precisar comprar a versão integral ainda outra vez, a Capcom dará aos tolerantes consumidores todos os trajes de DLC já lançados para a linha Street Fighter 4 – o que a torna, aos olhos da empresa, “a versão definitiva do jogo”.

Qual o melhor game de luta 3D? Opine no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo