Por Da Redação; Para O TechTudo


O Álbum Virtual da Copa do Mundo 2014 está virando mania na web. Graças à parceria entre a Panini, editora responsável pelos álbuns de figurinhas físico, a Fifa e a Coca Cola, os fanáticos por futebol terão mais motivos para ficar na internet, podendo agora colecionar as versões virtuais das figurinhas dos jogadores das seleções que participarão do mundial e ainda poderão garantir um presente exclusivo. Neste tutorial você aprenderá a jogar e ainda saberá um pouco mais sobre ele.

album-img1 — Foto: TechTudo

Para começar a jogar você precisará criar uma conta no Clube Fifa.com, para isto você poderá usar uma conta de e-mail ou então se conectar usando a sua conta do Facebook, ao finalizar o seu cadastro você receberá uma mensagem por e-mail com o link de ativação da conta, clique, aceite os termos e por fim você será direcionado para a página inicial do seu álbum.

Os torcedores poderão acessar o álbum pelo computador com o navegador de sua preferência ou através do aplicativo disponível para iOS e Android.

album-img2 — Foto: TechTudo

Ao iniciar o seu jogo você já tem disponível os pacotes de figurinhas, para acessá-los clique em “Abrir pacotes”, em seguida uma janela com o conteúdo de um pacote se abrirá. Logo abaixo da imagem do pacote na página inicial, depois de abrir todos começará uma contagem regressiva para quando você receberá novos.

album-img3 — Foto: TechTudo

Todos os dias os torcedores ganharão três pacote com cinco figurinhas virtuais, que podem ser trocadas com outros jogadores no caso delas virem repetidas, contudo, para ter uma vantagem maior e conseguir completar o álbum mais rápido é preciso prestar atenção nas redes sociais da Fifa, da Coca Cola e da Panini, pois lá serão divulgados periodicamente códigos promocionais e pacotes bônus com mais figurinhas. Os códigos promocionais ainda podem ser encontrados impressos no verso das figurinhas especiais brilhantes dos álbuns reais.

album-img6 — Foto: TechTudo

Para gerenciar as suas figurinhas clique em “Minhas Figurinhas” localizada na página inicial. Nesta opção você poderá ver todas as imagens que você tem e poderá dividi-las em pilhas: as repetidas a serem trocadas e as que vão para o álbum.

album-img4 — Foto: TechTudo

Como a graça do álbum de figurinhas não é apenas colecionar mas também colar, ao receber o pacote de figurinhas o usuário pode “colar” a sua imagem no álbum de forma simples e prática: suas figurinhas ficam organizadas em uma fileira na parte inferior da tela e na superior o álbum, o nome dos jogadores estará escrito na área destinada a ele, para colá-lo basta clicar na figura e arrastar até o retângulo amarelado destinado a ela e então é só soltá-la.

album-img5 — Foto: TechTudo

Para visualizar melhor a figurinha colada no álbum, passe o mouse sobre ela e clique, em seguida você poderá vê-la ampliada com o nome do jogador e ainda os botões de compartilhamento.

album-img8 — Foto: TechTudo

No jogo ainda existem os “Grupos de colecionadores”, equipes que você pode criar junto com seus amigos que possuem o álbum virtual ou entrar nas já existentes com até 10 pessoas para facilitar o esquema de troca de figurinhas.

album-pagina-equipe — Foto: TechTudo

Por fim, o jogador que completar o álbum terá a chance ter seu nome registrado no “Hall da Fama” do Álbum de Figurinhas da Copa 2014. Até o momento da publicação deste artigo nenhum jogador completou ainda.

Esta é a segunda edição do álbum virtual, sendo que a primeira foi lançada na Copa de 2010. Na edição de 2014 os fãs do esporte poderão colecionar e trocar figurinhas de 11 jogadores de cada uma das 32 seleções que participarão do evento mais 40 outras com imagens relacionadas a Copa como a mascote oficial, a bola, troféu, logotipos das seleções etc.

Além de 32 “Figurinhas do torcedor” (adquiridas através das trocas com outros colecionadores e que não são necessárias para completar o álbum) contabilizando um total de 427 figurinhas, tudo para levar a sensação do exemplar físico para o mundo virtual da melhor forma.

Para deixar o ato de conseguir todas as figurinhas mais emocionante e divertido, os participantes que conseguirem completar o álbum antes do dia 31 de agosto poderão concorrer a 250 prêmios exclusivos como uma edição especial do álbum em capa dura e conjunto de figurinhas virtuais da Panini.

Na sua opinião, qual é a figurinha mais valiosa do álbum? Deixe sua resposta no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo