Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


A comentada novidade do Instagram foi a função Mensagens Diretas, que permite trocar imagens, vídeos e textos com amigos privadamente. Porém, apesar de útil, o recurso pode atrair spammers e outros incômodos, especialmente se o usuário em questão tiver muitos seguidores. Mas há uma forma de resolver: aprenda neste tutorial como ignorar, bloquear e denunciar usuários e se livrar de mensagens indesejadas.

Instagram Direct (Foto: Reprodução/Instagram) — Foto: TechTudo

De início, vale destacar a diferença entre "Ignorar", "Bloquear" e "Denunciar" conteúdo ou usuários no Instagram. O primeiro deles simplesmente desconsidera as mensagens recebidas da pessoa escolhida, que não saberá que elas não foram entregues e continuará a ter acesso a suas fotos e vídeos publicados. Já o bloqueio impede que uma pessoa consiga visualizar suas fotos e, muito menos, enviá-lo uma mensagem privada. O "pior" cenário é a função "Denunciar", que só deve ser usada quando o usuário violar os Termos de Uso do Instagram publicando conteúdo impróprio.

Ignorando ou bloqueando um usuário

Passo 1. Abra uma conversa em Mensagens Diretas clicando no ícone ao lado do botão de atualizar;

Acesse suas mensagens diretas no Instagram (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 2. Escolha a conversa com o usuário indesejado;

Escolha uma conversa (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 3. Toque no botão de menu do aplicativo, indicado pelo ícone pontilhado;

Acesse as opções da conversa (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 4. Escolha a opção "Ignorar todas as publicações deste usuário" ou "Bloquear usuário" e confirme a seleção na tela seguinte. Ambas as providências podem ser revertidas a qualquer momento, porém o usuário bloqueado deverá ser buscado novamente na rede – a pessoa ignorada continua na lista de contatos.

Bloqueie ou ignore o usuário (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Denunciando conteúdo impróprio

Passo 1. Repita os passos 1 a 3;

Passo 2. Toque na opção "Denunciar conteúdo impróprio";

Selecione a última opção para denunciar (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 3. Digite seu usuário e senha para confirmar a denúncia. Após essa etapa, o perfil do usuário será analisado por uma equipe de profissionais do Instagram, que irá julgar se o conteúdo postado viola os Termos de Uso do serviço.

Insira suas credenciais para continuar (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Pronto. Agora já sabe como se livrar de mensagens indesejadas no Instagram Direct. Dessa forma, é possível manter ativas somente as conversas agradáveis e tirar proveito maior da vantagem. Resta somente decidir qual das três funcionalidades se encaixa melhor às suas necessidades e à situação.

Qual é o melhor smartphone para tirar fotos tipo selfie? Confira os comentários no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo