Por Da Redação; Para O TechTudo


O iTunes é um programa fundamental para os usuários de dispositivos iOS. É preciso instalar o software em um computador para realizar transferência de arquivos para eles, fazer backup das informações do gadget – e até comprar conteúdo multimídia. Confira, neste tutorial, dicas de como usar o programa.

iTunes (Foto: iTunes) — Foto: TechTudo

O que é, para que serve?

O iTunes, basicamente, serve para transferir arquivos do computador (Mac ou Windows) para dispositivos móveis, como iPhone, iPad ou iPod. Porém, as suas funcionalidades vão além disso. Basta instalar o programa e descobrir os recursos que ele possui. O iTunes permite compra de conteúdo multimídia e até o backup das informações do celular, sem falar na reprodução de arquivos.

iTunes tem muitas funcionalidades (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Que tipo de arquivos ele lê?

O iTunes trabalha com aplicativos, músicas, filmes, programas de TV e fotos. O usuário pode tanto passar arquivos do computador para o iDevice, como também a rota inversa. Entretanto, a transferência do dispositivo para um PC só pode ser realizada com iTunes para reprodução nele próprio, sem opções de exportação.

Aplicativo transfere e reproduz vários arquivos (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Tem diferenças se usado no Windows ou no Mac?

O iTunes é executado da mesma forma no Windows e no Mac, sem muitas diferenças. As funções que são disponibilizadas para um sistema também funcionam no outro, e a transferência de arquivos para iDevices não muda de acordo com a plataforma.

Aceita só as músicas compradas na App Store ou pode incluir música do HD?

O usuário do iTunes pode adicionar arquivos do seu disco rígido à biblioteca do programa, e depois, ao aparelho. Não é somente o conteúdo comprado pela App Store que pode ser sincronizado. Entretanto, não é possível passar músicas compradas pela loja virtual para computadores pelo iTunes, somente com aplicativos de terceiros.

iTunes aceita músicas baixadas para o PC (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

O que ele tem de diferente de outros players?

O iTunes tem várias funções “extras”, como o Rádio iTunes, que tem, aproximadamente, 250 emissoras de rádio com músicas reproduzidas aleatoriamente e pode ser acessado pelo programa. O Genius, por sua vez, cria playlists com as suas músicas, identificado as canções mais aproximadas e juntando-as.

iTunes Store tem muito conteúdo (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Além disso, ele tem emissoras de podcasts, integração com o iCloud, criar listas de músicas a serem reproduzidas, compra de conteúdo na iTunes Store, AirPlay, para reprodução de arquivos sem fio em outros dispositivos e compartilhamento de músicas em até cinco máquinas diferentes.

Como extrair música do iPod e iPhone? Veja no Fórum do TechTudo.

Pode substituir que programas no seu computador?

Ele é um reprodutor de arquivos multimídia completo, e por isso pode assumir o papel do Windows Media Player. A qualidade da reprodução é ótima, adicionar arquivos à biblioteca não é difícil e visualizá-los menos ainda. Um detalhe interessante é justamente permitir ao usuário a reprodução de conteúdo comprado na iTunes Store.

Como usar?

A interface é bastante intuitiva, e ele está disponível em português. Logo, não há muita dificuldade em usá-lo. Para transferir arquivos, é só conectar o dispositivo em um PC com o programa instalado. Ele será identificado automaticamente. Então, basta adicionar os arquivos à biblioteca e depois sincronizá-los.

Use a sincronização para passar arquivos do PC para o iDevice (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Para acessar a loja do iTunes, é só abrir o menu principal e clicar em “iTunes Store”. É também nesta janela que ficam o iTunes Match e o Genius. Na loja, é possível comprar música, filmes, aplicativos, livros e podcasts, além de usar o iTunes U, voltado para os conteúdos educacionais.

A reprodução de conteúdo se dá ao clicar em “Biblioteca”, no canto direito superior. Os usuários podem ouvir músicas (compradas no iTunes ou baixadas para o computador), assistir os filmes e programas de TV comprados, além de ativar o compartilhamento familiar, para permitir acesso via streaming ao conteúdo deste iTunes em outras máquinas da casa ou de acesso do grupo.

Veja seus filmes no iTunes (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

O backup de dados pode ser feito logo na página inicial desta sincronização do gadget com o computador via iTunes. É só clicar em “Fazer Backup agora”. Ainda é possível o usuário buscar atualizações para o iOS do seu iDevice e restaurá-lo para configuração inicial de fábrica. Basta clicar nas opções destacadas.

Mais do TechTudo