Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Comunicação por texto, voz e vídeo em um só local: com envio de arquivos multimídia e até conversas em grupo, o Skype oferece aos seus usuários todos estes recursos. Por isso vem se tornando uma das mais populares maneiras de se comunicar com contatos pela Internet. Neste guia, mostramos as suas principais funcionalidades.

Skype (Foto: Divulgação/Skype) — Foto: TechTudo

1) Chamadas de áudio

O usuário pode realizar chamadas de áudio de entre usuários Skype e de Skype para Celulares e telefones fixos. O primeiro modelo é o mais simples: basta ter o contato na sua lista e o ícone de telefone no canto esquerdo inferior da tela. Com isso, poderá usar o programa para fazer ligações, usando uma conexão com a Internet, para o computador da pessoa.

Chamada de voz é acessada pelo microfone (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Neste mesmo ícone, caso o contato tenha um número de telefone registrado, poderá ser feita uma chamada para ele. Se quiser ligar para alguém que não tem uma conta no Skype ou cujo número de telefone não está atrelado à conta, basta clicar no mesmo ícone, mas na tela inicial do aplicativo. Já no item com símbolo de “+” na tela de chat, é possível adicionar mais gente à conversa e criar um bate-papo de grupo.

Skype também oferece ligações para números normais (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

As chamadas realizadas de Skype para Skype são gratuitas e podem ser feitas utilizando múltiplas plataformas pela Internet (do PC para o celular, por exemplo, com o app do programa). No entanto, as demais têm os custos, que podem ser cobrados de minuto a minuto ou então com as suas assinaturas mensais. Basta adquirir créditos utilizando cartão de crédito ou o cartão pré-pago e usar o discador para fazer ligações.

2) Vídeo

Para realizar chamadas de vídeo, na mesma janela de bate-papo comum, ao invés de tocar no ícone de telefone, o usuário deve clicar na câmera. Assim, iniciará um tipo de chamada com a interface bem parecida com a de áudio a princípio, mas que logo se tornará uma conversa de vídeo, com o rosto da pessoa em tela cheia quando ela atende.

Chamadas de vídeo são completas (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

A imagem da sua câmera aparece menor, no cantinho direito. Também é possível se conversar com vídeo em grupo. Para isso, é só apertar no ícone de “+” e depois clicar justamente na opção de adicionar um novo contato. Assim, ele será adicionado à ligação e a imagem da webcam do novo contato também aparecerá.

Para fazer uma chamada com vídeo em grupo, pelo menos uma das pessoas que está participando da chamada precisa ter o Skype Premium. A recomendação do Skype é de que somente cinco pessoas, no máximo, façam bate-papos com vídeo ao mesmo tempo para que a qualidade fique boa.

Na tela de chamada, há alguns botões na parte inferior: o botão de câmera ativa/desativa o vídeo, o de microfone ativa/desativa o áudio, o “+” pode ser para adicionar arquivos ou pessoas e o vermelho serve para encerrar a ligação.

3) Chat (bate-papo)

Nesta mesma tela do Skype, não é necessário sequer usar áudio ou vídeo. O usuário pode simplesmente bater papo com texto mesmo, como na época do MSN Messenger. É só escrever em “digite uma mensagem aqui” e enviar. Emoticons podem ser acessados no ícone do rostinho, que fica logo no fim desta caixa de texto.

Adicione amigos para bater papo em grupo (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Outra possibilidade de interação por texto é o envio de SMS, cobrado com créditos Skype. Para mandar mensagem de texto para o celular de um contato, basta clicar na seta ao lado de “via Skype” e selecionar a opção SMS. E, assim como há o chat em grupo com áudio, também é só tocar no “+” e adicionar pessoas para juntar todas em um só papo.

Quem usa o Skype no celular pode usar o GroupMe, aplicativo de bate-papo em grupo com o qual ele tem integração. Com este app, é possível conversar com os amigos do Skype em uma sala de chat, na qual as pessoas poderão se falar e compartilhar arquivos multimídia.

4) Compartilhamento

O envio de fotos e arquivos é liberado nas janelas de chat e é bem simples. Basta tocar no ícone de “+”, selecionar o arquivo a ser enviado e mandar. Para compartilhar um vídeo em tempo real do que um usuário está fazendo em sua tela, é só tocar também no “+” e selecionar o compartilhamento de tela, gratuito em chamadas de voz.

Skype permite envio de arquivos (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

Quem possui o Skype Premium pode fazer o compartilhamento de tela em chamadas de vídeo e também aproveitar o envio de contatos. No Skype do Windows 8.1, nenhuma das das opções aparece ao tocar no ícone do “+”. Na versão para Mac, no entanto, elas estão disponíveis normalmente.

Alguns Skypes permitem envio de contatos e tela (Foto: Reprodução/Thiago Barros) — Foto: TechTudo

O Skype é compatível com Windows, tem um aplicativo especial para Windows 8, Mac e diversos dispositivos móveis, inclusive Android. A maioria das funções é compatível com todas as versões, mas há algumas pequenas diferenças em cada uma delas. Este tutorial foi feito com um laptop equipado com Windows 8.1.

Mais do TechTudo