Por Da Redação; Para O TechTudo


A Microsoft deu bastante destaque à nova assistente virtual, batizada de Cortana, para o Windows Phone 8.1. Capaz de reconhecer a preferência do usuário, a assistente pode ainda dialogar com o usuário com linguagem informal e descontraída. No entanto, a empresa decepcionou os usuários brasileiros: Cortana só será capaz de entender o português a partir de 2015.

Cortana foi apresentada pela Microsoft sob muita expectativa, mas só deve entender português a partir de 2015 (Foto: Divulgação/Microsoft) — Foto: TechTudo

O anúncio foi feito pela própria Microsoft em seu blog e desmentiu os rumores de que a assistente virtual entenderia a língua portuguesa ainda este ano. Segundo a empresa criadora do Windows Phone, Cortana será lançada em fase de testes “beta” apenas nos Estados Unidos neste primeiro semestre do ano. Já na segunda metade de 2014, a assistente ganhará a versão final norte-americana e chegará ao Reino Unido e à China.

Já os usuários de outros países, como o Brasil, começarão a receber a Cortana apenas a partir de 2015, ainda sem data confirmada. Ou seja, será preciso esperar pelo menos um ano até que a assistente virtual da Microsoft comece a falar português. Não se sabe ainda, porém, se o recurso estará disponível por aqui em inglês, assim como a Siri no iOS.

Ainda que leve um ano até que a Cortana comece a ter versão em português, ela apresentará vantagens sobre a Siri, da Apple, e o Google Now. Ambas assistentes foram lançadas em 2011 e 2012, respectivamente, e ainda não possuem um suporte ao português adequado. Já a Cortana é a grande aposta da Microsoft para enfrentar os dois sistemas. Para isso, ela traz recursos como o card de informações do Now e a capacidade de conversar com o usuário da Siri. Cortana é capaz ainda de demonstrar emoções e até mesmo contar piadas ou cantar uma música a pedido do usuário.

Mais do TechTudo