Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


O popular Facebook é a maior rede social do mundo e a credencial de login e senha preferida para realizar logins nos mais variados serviços da web. Um relatório divulgado na terça-feira (22) apontou que 53% dos usuários que optam por login externo na Internet - sem que seja preciso fazer um novo cadastro ou perfil no site acessado - utilizam suas contas do Facebook. Na América do Sul, o número é ainda maior: 80% dos chamados logins sociais são feitos usando a rede de Mark Zuckerberg.

Conte para seus amigos no Facebook para onde você está viajando (Foto: Divulgação/Facebook) — Foto: TechTudo

Os dados da pesquisa, realizada pela empresa de login social Gigya, se referem ao primeiro trimestre de 2014, que mostraram também o Google+, com conta Google (Gmail), na segunda posição pela preferência dos internautas, com 28% dos acessos. O Yahoo, no entanto, está caindo nos resultados e só detém 13% dos logins sociais em aplicativos móveis e sites que suportam essa autenticação.

Login social é um recurso usado em aplicativos e outros serviços na web para identificar o usuário. Sua adoção tem crescido devido à simplicidade: alguém que já tem uma conta em uma rede social pode usar o mesmo login em vários lugares, tornando desnecessário um novo registro de e-mail e senha.

Facebook é usado para login 53 das vezes no desktop e 62 no mobile (Foto: Divulgação/Gigya) — Foto: TechTudo

Quer bloquear o Facebook em um computador? Confira os comentários no Fórum do TechTudo.

Vale lembrar que, recentemente, serviços como Yahoo! Mail e Flickr oferecem login via Facebook e Google. Porém, não se sabe se a iniciativa é causa ou somente consequência da baixa utilização das contas do Yahoo para logar em outros sites na web.

A dominância do Facebook é grande também em dispositivos móveis. Segundo a pesquisa, a rede social responde por 62% dos logins sociais globais em smartphones e tablets, seguido também pelo Google+. Tanto no desktop quanto no mobile, terceira, quarta e quinta colocações são ocupados por Yahoo, Twitter e LinkedIn, respectivamente.

Via Gigya

Mais do TechTudo