Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


O Google deve lançar em breve a sua própria rede sem fio de telecomunicação. O projeto, que vem sendo discutido pelos executivos do gigante da Internet, pretende oferecer o serviço nas áreas que já recebem o Google Fiber, que oferece TV a cabo e Internet super rápida nos USA.

Google agora permite conectar Chrome OS ao Windows (Foto: Isadora Díaz/TechTudo) (Foto: Google agora permite conectar Chrome OS ao Windows (Foto: Isadora Díaz/TechTudo)) — Foto: TechTudo

A vontade do Google é de se tornar uma MVNO, operadora virtual que aluga a estrutura de outras e oferece pacotes próprios, incluindo telefone, como a NET aqui no Brasil.

De acordo o The Verge, a empresa, que possui a rede de fibra ótica na região do Kansas, Missouri e em Provo, já entrou em contato com operadoras americanas a fim de viabilizar e expandir o projeto para o Texas, Austin, Atlanta, Georgia, Portland, Oregon, San Jose, Califórnia e outras seis áreas metropolitanas.

Qual é o seu celular? Está satisfeito com ele? Comente no Fórum do TechTudo

A estrutura sem fio deverá usar pontos de acesso Wi-Fi construídos em sua própria rede de fibra e, caso o serviço não estiver disponível na região e puder diminuir possíveis congestionamentos, a empresa contará o apoio das operadoras.

Vale lembrar que o Fiber já está causando preocupação em outras operadoras de banda larga e atrapalhando o duopólio Verizon e AT&T nos EUA. A AT&T já começou a instalar a sua própria rede de fibra ótica de alta velocidade para competir com o Google. E ainda, o projeto complicaria ainda mais o relacionamento da empresa com as operadoras de telefone e colocaria o Google como concorrente no mercado de smartphones.

Em fevereiro, especulações davam conta que o Google estaria desenvolvendo um aplicativo para o sistema Android capaz de eliminar cadastros e logins para conexão em hotspots gratuitos e públicos. Esse pode ser o primeiro passo para que a companhia se torne uma operadora wireless.

Mais do TechTudo