Por Da Redação; Para O TechTudo


A atualização Windows 8.1 Update (KB2919355), adicionou no sistema da Microsoft uma série de funcionalidades. O pacote tem melhorias na experiência de uso do teclado, mouse e é obrigatório para receber as próximas atualizações. Conheça as principais mudanças implementadas nessa nova fase.

Windows 8.1 Update chegou, conheça as novidades (Foto: Montagem/Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Inicialização direta na área de trabalho ou Tela Iniciar

A primeira grande novidade dessa atualização é inicialização direta na área de trabalho ou tela Iniciar, configurada para acontecer automaticamente. Ao iniciar, o sistema operacional detecta se o usuário está usando um tablet ou um desktop e, com isso, oferece a melhor experiência. Como recurso, quem estiver em um computador tradicional, verá o sistema inicializar direto na área de trabalho. Já o usuário que estiver usando um tablet, verá a tela Iniciar com seus blocos dinâmicos e recursos touchscreen.

Botão de desligar e pesquisar na tela Iniciar

Até adicionar essa atualização, para desligar o computador era preciso pressionar as teclas "Windows + X" e procurar a opção em um menu, ou sair da sessão atual e acessar a opção na tela de login do Windows. Isso era algo bem irritante, principalmente para um sistema que pretendia ser mais simples e intuitivo que seus antecessores. Mas, agora, a opção de desligar está disponível diretamente na tela Iniciar do sistema, e pode ser usada a qualquer momento sem complicações, como realmente deve ser.

A nova opção fica ao lado da identificação do usuário com login ativo, antes do novo ícone da busca, que também é uma novidade dessa atualização. Até então, para iniciar uma busca, era necessário levar o mouse para o lado direito da tela, na Charm Bar, para aparecer a opção de pesquisa. Infelizmente, nem sempre a barra aparece. Agora com esse novo ícone, ficará mais fácil e rápido fazer uma busca.

Opções para desligar e pesquisar agora também estão na tela Iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Menu de contexto na tela Iniciar

Usuários acostumados com o padrão tradicional da interface do Windows 7, ou anteriores, irão gostar de poder utilizar o menu de contexto na tela Iniciar. Nas primeiras versões do Windows 8, ao clicar com o botão direito em Live Tiles (blocos dinâmicos) para fazer modificações, era mostrada um barra na parte inferior da tela com as opções disponíveis. Isso que era um pouco improdutivo para quem usa o mouse. Com a atualização 8.1 Update, a barra foi substituída pelo conhecido menu de contexto do Windows em formato pop-up, com opções para redimensionar, desprender e muito mais na Tela Inicial.

Blocos dinâmicos agora possuem menu de contexto (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Nova barra de título para aplicativos da interface Modern

Essa é mais uma opção útil para que os usuários acostumados com o mouse manipulem rapidamente os programas abertos. Aplicativos para a interface Modern (a interface de toques do Windows, que era chamada de Metro), agora possuem uma barra de título com o nome e as opções fechar e minimizar.

Na maior parte do tempo ela fica oculta e aparece quando o mouse se aproxima do topo da tela. Com essa barra, é possível fechar e minimizar aplicativos para aparecerem lado a lado com o cursor. Além disso, diferente da barra de título dos aplicativos tradicionais para desktop, quando está visível, a barra ocupa apenas um pequeno espaço na parte superior da tela.

Aplicativos Modern agora possuem uma barra de título, como no desktop (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Aplicações Modern no Desktop e a barra de tarefas na interface

Uma opção presente no menu de contexto dos blocos dinâmicos da tela Iniciar permite colocar qualquer aplicativo fixado na barra de tarefas. A funcionalidade já existia no Windows 8. Contudo, ela só ficava disponível em aplicativos que suportassem os dois modos de execução, como o Internet Explorer 11.

Aplicativos Modern agora podem ter ícones na barra de tarefas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Ao executar aplicativos feitos para a interface Modern, eles também recebem um botão na barra de tarefas. Com a mudança, os dois ambientes estão mais próximos e ficou bem mais fácil controlá-los.

Há também um recurso visual interessante: ao abrir um aplicativo clicando em seu ícone na barra de tarefas, ele irá aparecer em tela cheia como padrão, mas a barra continuará visível até que o usuário mova o mouse para longe dela. Ao mover o mouse para a parte inferior da tela a barra de tarefas aparece novamente. Isso significa que o usuário pode acessar a barra de tarefas de qualquer lugar.

A barra de tarefas pode ser visualizada e acessada em qualquer interface (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Configurações do PC e acesso ao Painel de Controle na tela Iniciar

Após aplicar a atualização, a tela Iniciar do Windows não trouxe o atalho para as “Configurações do Computador” em um bloco, que estava presente na versão prévia da atualização. Porém, nada impede que o usuário crie um, pesquisando e clicando na opção com o botão direito do mouse.

Independente disso, está confirmada a verdadeira novidade: um link para o Painel de Controle dentro do aplicativo “Configurações do PC”. Também está confirmado que a opção não leva a uma aplicação em bloco dinâmico, pois é exibido o "Painel de Controle" tradicional na área de trabalho.

O Painel de Controle pode ser acessado a partir das Configurações do PC (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Menu Iniciar

Apesar do anúncio na conferência Build 2014, infelizmente, a Microsoft ainda não devolveu o Menu Iniciar por completo na interface desktop do Windows 8.1. Com isso, o botão Iniciar está disponível, mas só serve para acessar a interface de blocos dinâmicos do sistema, indo para a página inicial.

A única opção de menu disponível no sistema é o que pode ser acessado pela combinação das teclas "Windows + X". Embora esse menu tenha boas opções, ele está bem longe do que os usuários das versões anteriores do Windows estavam acostumados. Nesse caso, resta apenas esperar que a Microsoft cumpra sua promessa e devolva o menu Iniciar em alguma atualização futura.

Por enquanto, menu Iniciar só na apresentação (Foto: Montagem/Reprodução/Edivaldo Brito) — Foto: TechTudo

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Internet Explorer 11 e sites legados

Junto com a atualização do sistema, o Internet Explorer 11 também recebeu uma atualização de compatibilidade para ajudar os usuários a lidarem com sites legados.

O recurso serve para compatibilizar o navegador com o site que você está visitando. Para isso, basta adicionar a página à sua lista do "Modo de Exibição de Compatibilidade" (acessando a opção “Ferramentas” e depois "Configurações do Modo de Exibição de Compatibilidade") e o IE fará todo o resto exibindo conteúdo de sites mais antigos.

Mais teclado e mouse, menos touchscreen

Como é possível ver, a maior parte das novidades são melhorias de interface criadas para otimizar a experiência do usuário que trabalha com periféricos, como o teclado e o mouse. Resumindo tudo, a Microsoft parece ter ouvido as reclamações dos usuários e está tentando compensar a sua insistência em focar apenas em dispositivos touchscreen com um sistema mais amigável aos PCs tradicionais.

Mais do TechTudo