Publicidade

Por Fonte; Para O TechTudo


Os firewalls são programas de segurança que fazem a checagem das informações vindas da Internet e ajudam a impedir que malwares, worms e hackers obtenham acesso ao seu computador. Eles filtram o fluxo de dados entre a máquina e uma rede, permitindo o acesso somente de softwares confiáveis. O firewall cria uma espécie de barreira entre a Internet e o computador. Também é tarefa dele impedir que a sua máquina envie software mal-intencionado para outros computadores; bloqueio útil e necessário.

Este tipo de programa é diferente do antivírus, cuja função é atuar na identificação e neutralização de softwares mal-intencionados desenvolvidos para interferir no bom funcionamento do computador. Preparamos uma lista com os melhores firewalls gratuitos para você baixar e proteger o seu PC.

Proteção: Firewall tenta impedir que computador seja prejudicado online (Foto: Pond5) — Foto: TechTudo

O AVG Internet Security 2014 é uma suíte de segurança para Windows turbinada com um firewall que protege o computador contra ataques de rede. O firewall controla todas as entradas de rede do PC. O software avalia aplicativos que rodam na sua máquina – e precisam de conexão com a Internet – e outros que tentam se conectar a ele. Por padrão, se o aplicativo não consta na lista de permissões, o programa pergunta ao usuário se ele permite ou bloqueia. A suíte oferece ainda antivírus e antispam.

O AVG Internet Security possui firewall para proteger o PC de ataques na Internet (Foto: Divulgação/AVG) — Foto: TechTudo

O Zone Alarm Firewall protege o Windows da ação de malwares e atividades suspeitas na Internet. Possui interface objetiva e trabalha no monitoramento da porta de entrada do computador. Ele verifica aplicativos que acessam conteúdos na Internet para evitar possíveis invasões ou contaminações. São gerados relatórios com informações sobre os acessos suspeitos bloqueados periodicamente.

Há uma opção que desliga alguns de seus recursos do programa quando o usuário estiver jogando games online. A versão gratuita apenas impede invasões e atividades de malware, vírus e outros aplicativos maliciosos devem ser neutralizados com o auxílio de um bom programa de antivírus.

O Zone Alarm Firewall gera relatórios sobre tentativas de invasão (Foto: Divulgação/Check Point) — Foto: TechTudo

O Comodo Firewall utiliza um recurso chamado Default Deny Protection, que atualiza periodicamente a lista de malware conhecidos e define quais aplicativos e arquivos não podem acessar o PC. O programa oferece ainda configurações personalizadas e possui interface atraente. O firewall do Comodo integra a suíte de segurança Comodo Internet Security Pro, que oferece também o monitoramento da rede Wi-Fi.

O Comodo Firewall atualiza periodicamente sua lista de malware (Foto: Reprodução/Karla Soares) — Foto: TechTudo

4) Firewall do Windows

O Windows oferece um programa de firewall que já vem integrado ao sistema operacional. Segundo a Microsoft, no Windows 7 o recurso já vem ativado e não há a necessidade de o usuário configurá-lo. Mas, caso isso seja necessário, basta clicar no botão Iniciar, ir ao Painel de Controle e digitar firewall na pesquisa para encontrar o Firewall do Windows. No painel à esquerda, clique em ativar ou desativar.

O Firewall do Windows acompanha a instalação do sistema operacional (Foto: Reprodução/Karla Soares) — Foto: TechTudo

Para acionar o firewall no Windows 8, clique na borda direita da tela, em seguida clique em Pesquisar. Digite firewall na caixa de pesquisa e depois vá em Firewall do Windows. Clique em Ligar ou Desligar.

Depois clique em "Ligar Firewall do Windows" em cada tipo de rede que desejar proteger e depois confirme com toque ou clique em OK. Vale lembrar que é necessário a permissão de administrador para efetuar a mudança. A Microsoft recomenda que o usuário não desligue o firewall nativo, a menos que tenha outro software de proteção.

O Norton 360 é um pacote de proteção oferecido pela Symantec. O recurso está integrado à suíte que possui interface amigável e navegação intuitiva. O firewall é chamado de direcional inteligente e impede que estranhos acessem a rede. Ele também bloqueia o tráfego de entrada considerado não seguro.

É possível configurar as portas que o computador pode usar para acessar páginas da web e como o firewall lida com protocolos desconhecidos no computador. A suíte também detecta e remove vírus, conta com ferramenta de backup, antispyware e proteção contra worms e trojans.

A suíte de segurança Norton 360 (Foto: Divulgação/Norton) — Foto: TechTudo

O Privatefirewall promete barrar tentativas de invasão ao PC. Voltado exclusivamente para o ambiente Windows, o programa inspecionada pacotes, filtra URLs, além de oferecer proteção anti-keylogger, específica para o combate a malware que captura a digitação de números de cartões de crédito e senhas em sites de bancos e lojas. O software também protege o PC de vírus e spyware.

O Privatefirewall também desempenha o papel de antivírus (Foto: Reprodução/Karla Soares) — Foto: TechTudo

O TinyWall tem funcionamento similar ao firewall nativo do Windows – que filtra pacotes IP com base em vários protocolos, entre outras funcionalidades. O software oferece bloqueio contra trojans, vírus e worms e promete impedir que programas maliciosos modifiquem as configurações do Firewall do Windows, além de não instalar drivers e distinguir quando os apps são seguros. Há suporte para IPv6.

O TinyWall tem configuração similar ao firewall nativo do Windows (Foto: Reprodução/Karla Soares) (Foto: O TinyWall tem configuração similar ao firewall nativo do Windows (Foto: Reprodução/Karla Soares)) — Foto: TechTudo

Qual é o melhor antivírus móvel? Veja as dicas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo