Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


O Painel de Controle é a seção do Windows dedicada às principais configurações, como desinstalação de programas e recursos do sistema, preferências de som, Internet, personalização, entre outros recursos. Por ser tão essencial, é importante saber como acessá-lo, e nos Windows 8 e 8.1 há várias maneiras de fazê-lo. Confira as dicas e veja quantas formas há de acessar o Painel de Controle no PC.

Update 1 do Windows 8.1 é obrigatório para receber atualizações de segurança do sistema (Foto: Divulgação/Microsoft) (Foto: Update 1 do Windows 8.1 é obrigatório para receber atualizações de segurança do sistema (Foto: Divulgação/Microsoft)) — Foto: TechTudo

Via campo de pesquisa

A maneira mais intuitiva de se acessar qualquer recurso é usando o campo de pesquisa do Windows, que pode ser usado a partir do menu Iniciar ou de qualquer outra tela do sistema via menu lateral.

Passo 1. Movimente o mouse até o canto superior direito da tela, ou, em telas touch, arraste de fora para dentro da tela, clicando no botão ‘Pesquisar’. Em computadores com o Windows 8.1 Update, o botão pesquisar já estará localizado no topo da tela, sendo de mais fácil acesso no sistema operacional.

Via Menu Iniciar

Uma segunda alternativa também é via Menu Iniciar, de onde basta começar a digitar para pesquisar;

Um jeito prático de entrar no Painel é usando a pesquisa do Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 2. Escreva ‘Painel de Controle’ e clique no item correspondente na lista.

Via configurações do sistema

A terceira forma de acessar o Painel de Controle é navegando até a tela de configurações gerais do sistema, recurso introduzido no Windows 8. Veja como usar essa opção:

Passo 1. Abra o menu lateral a partir de qualquer tela no PC e clique em Configurações;

Acesse as configurações gerais a partir do menu lateral (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 2. Selecione ‘Mudar as configurações do computador’;

De qualquer parte, escolha este botão para acessar as configurações gerais do PC (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 3. Clique em Painel de Controle no rodapé da lista de links.

Entre no Painel de Controle na tela de configurações gerais do Windows 8 (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Via lista de acesso rápido

No Windows 8.1, a Microsoft voltou a posicionar um botão no canto inferior esquerdo da tela, que pode ser pressionado ou clicado para ter acesso ao Menu Iniciar. Mas, ele também esconde uma lista de opções para acesso rápido, incluindo o Painel de Controle. Para usar, clique com o botão direito do mouse no ícone ou pressione as teclas Win+X. Depois, selecione a opção desejada.

Acesse a lista de atalhos do Windows 8.1 para entrar no Painel de Contrle a qualquer momento (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Pronto! Agora você que você já sabe todas as maneiras de entrar no Painel de Controle, escolha uma delas para usar sempre que necessário, de acordo com suas necessidades. Lembre-se, porém, que a última opção desta lista só é encontrada em PCs que já rodam o mais recente Windows 8.1.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo