Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Os celulares da linha Lumia, da Nokia, têm uma série de aplicativos de fotografia que podem tornar a captura de imagens com o smartphone muito mais interessante. São ferramentas úteis tanto para fazer fotos como para editá-las. A lista abaixo destaca algumas opções interessantes para se ter no gadget e um pequeno guia de como usá-las. Confira!

Lumia 1020 (Foto: Luciana Maline/TechTudo) — Foto: TechTudo

Nokia Camera

O Nokia Camera é o aplicativo básico de fotografia da marca pois ele possibilita que o usuário tire fotos no “modo manual” com o celular. O programa tem uma barra lateral, na direita, onde é possível alterar a velocidade do disparador, a abertura para captura de luz, balanço dos brancos e foco. Ele tem ainda possui a opção de um timer, disparo contínuo e gravação de vídeos.

Nokia Camera tem fotos no modo manual (Foto: Divulgação Nokia) — Foto: TechTudo

Nokia Cinemagraph

O Cinemagraph já é um aplicativo mais diferente. Sua função é a de criar fotos com alguns focos de movimento. Seu funcionamento é bem simples; basta manter a câmera firme, sem tremer, em uma mesma posição enquanto o aplicativo fotografa. Deve haver alguma movimentação no objeto fotografado. Depois, o programa identificará os movimentos feitos e mostrará os pontos em que o usuário pode deixar a “animação”. É bem divertido.

Nokia Creative Studio

O Creative Studio é o app de edição da Nokia. Ele possui, primeiramente, filtros, que o usuário pode aplicar às fotos feitas no celular. Além disso, conta também com a ferramenta de Color Pop, para deixar a foto toda em preto e branco com somente uma parte colorida, além de detector de olhos vermelhos e recursos básicos de correção de brilho, contraste e até tamanho das fotos.

Nokia Creative Studio é o programa de edição da Nokia (Foto: Divulgação Nokia) — Foto: TechTudo

Nokia Glam Me

O Glam Me é o aplicativo de selfies da empresa e, por isso, é voltado para fotos com a câmera frontal do celular. Depois de fazer a foto, o usuário recebe uma versão “Melhorada” na aba “Enhanced”, ou, então, pode adicionar “Efeitos Especiais”, os populares filtros, que estão disponibilizados em grande número. Ideal para selfies bem diferentes!

Nokia Glam Me: o app para selfies (Foto: Divulgação Nokia) — Foto: TechTudo

Nokia Panorama

Como diz o nome, o app Panorama é voltado para fotos panorâmicas. Não tem muito mistério. É só tirar a foto principal, aguardar o processamento, e depois ir girando para fazer o panorama, com ângulo de 360 graus. É uma ferramenta bem útil para registrar locais mais amplos.

Nokia Panorama, como diz o nome, tira fotos em 360 (Foto: Divulgação Nokia) — Foto: TechTudo

Nokia Refocus

O Refocus é um aplicativo com um recurso bem interessante. O usuário pode escolher, após tirar uma foto, onde quer que seu foco fique. Ele funciona assim: você tira uma foto normalmente – ela só vai demorar um pouco mais para ser processada – e, depois, o arquivo se mostra disponível. Conforme toca na tela, ele muda o ponto focal para o local onde está sendo tocado. É ideal para fotos focando no objeto e desfocando o fundo, por exemplo.

Nokia Refocus é voltado para mudar foco das fotos (Foto: Divulgação Nokia) — Foto: TechTudo

Nokia Smart Cam

O Smart Cam é o app que representa a câmera inteligente da Nokia. Com ele, você não tira uma foto, mas sim uma sequência de imagens da mesma cena, fazendo com que seja possível realizar diversas ações bem legais. A primeira e mais óbvia é tirar só a melhor delas para publicar em seu perfil nas redes sociais. Porém, também é possível fazer um “Action Shot”, caso seja um disparo contínuo em movimento, além de usar foco de movimento, para dar o efeito da ação, alterar rostos (ideal para quem sai piscando ou com olho fechado), e até remover objetos que estão se movendo.

Nokia Smart Cam permite corrigir piscadas e olhos fechados (Foto: Divulgação Nokia) — Foto: TechTudo

Nokia Storyteller

Criar álbuns de fotos pelo evento agora é possível nos Lumias, com o Nokia Storyteller. A ideia do app, que ainda está em fase beta, é tornar melhor a organização de imagens, e adicionar elementos extras a elas. Defina locais, datas e crie seus álbuns!

Nokia Storyteller ajuda a criar álbuns de fotos (Foto: Divulgação Nokia) (Foto: Nokia Storyteller ajuda a criar álbuns de fotos (Foto: Divulgação Nokia)) — Foto: TechTudo

Mais do TechTudo