Por Da Redação; Para O TechTudo


Muito se fala sobre a “Comic Sans”, a fonte de texto mais odiada do mundo, sobretudo por designers, mas pouco se comenta sobre o seu inventor. Quando criou a Comic Sans, Vincent Connare, ex-funcionário da Microsoft, não teve a intenção de que fosse usada popularmente. A fonte atendia a necessidade de uma linguagem visual mais amigável para um software chamado Microsoft Bob.

Todos amam odiar a comic sans, será? (Foto: Reprodução/IloveCS) — Foto: TechTudo

Mas por que as pessoas não gostam da Comic Sans? A reposta está na sua aparência informal: usá-la em documentos como currículo, projetos institucionais e escolares é visto com maus olhos.

Para entender melhor, o Microsoft Bob guiava e tirava as dúvidas dos usuários do Windows com a "ajuda" de um cachorro. Em entrevista ao The Guardian, Connare explicou que, originalmente, o animal foi criado para se comunicar com o usuário por meio de balões de texto usando Times New Roman. Mas, Connare achou que a fonte não parecia amigável o suficiente para a plataforma.

Interface do Microsoft Bob com a fonte Time News Roman. (Foto: Reprodução/ Internet) — Foto: TechTudo

“Tudo o que eu já fiz foi uma solução para o problema de alguém”, pontuou Connare.

Porém, o Microsoft Bob morreu rapidamente. Já a fonte Comic Sans resistiu e tornou-se um problema para o mundo inteiro.

Connare voltou a ser assunto por ter sido anunciado como um dos palestrantes da quarta edição da Boring Coference 2014, conferência anual que reuniu nomes de peso para falar sobre assuntos desinteressantes, como ovos, caminhões de sorvete, impressoras domésticas e … Comic Sans.

Para os interessados, há um site sobre Vincent Connare e seus trabalhos com fotografia e tipografia em connare.com. Conheça também outras fontes de Connare em myfonts.com/Vincent_Connare. O criador da polêmica Comic Sans está ainda disponível para interações no Twitter com a conta @VincentConnare. Quer conhecer o seu rosto? Veja a foto abaixo do pai da Comic Sans.

Vincent Connare, inventor da fonte de texto Comic Sans (Foto: Linda Nylind/ The Guardian) — Foto: TechTudo

Mais do TechTudo