Por Da Redação; Para O TechTudo


A bateria é um problema frequente para usuários de smartphones e, mesmo sendo considerado um sistema leve e econômico, o Windows Phone não consegue fugir disso. Para usuários do sistema que desejam economizar bateria no Windows Phone 8 e 8.1 e usar o smart por mais tempo, basta seguirem o tutorial abaixo.

Windows Phone pode ter a vida útil da bateria aumentada com apenas algumas medidas (Foto: Arte/Divulgação) — Foto: TechTudo

Dica 1. Não instale serviços que você não usa

O Windows Phone possui diversos aplicativos de mensagens e comunicação disponíveis na sua loja. No entanto, se você não usa nada além do que os populares, como o Viber, a melhor recomendação é desinstalar os demais apps. Afinal, esses aplicativos costumam efetuar conexões constantes à internet para verificar a chegada de novas mensagens, o que aumenta o consumo de energia.

Dica 2. Desative as conexões que não estão em uso

Windows Phone pode gastar mais energia se Compartilhar Internet, Bluetooth e NFC estiverem ativados (Foto: Reprodução/Elson de Souza) — Foto: TechTudo

Por padrão, o Windows Phone traz conexões como Bluetooth e NFC (Aproximar+Enviar) ativadas de fábrica. No entanto, nem sempre esses recursos são necessários e podem aumentar consideravelmente o consumo de bateria. Portanto, desative o Bluetooth quando não estiver usando um acessório sem fio ou trocando um arquivo com um amigo. O mesmo vale para o NFC, que deve ser desativado quando não há a necessidade de parear com outro dispositivo ou trocar informações. Para fazer isso, basta acessar as configurações do aparelho e procurar as respectivas funções.

Dica 3. Desative programas em segundo plano (para Windows Phone 8)

Alguns aplicativos baixados na loja do Windows Phone solicitam ao usuário a execução de tarefas em segundo plano. Isso é necessário para que eles posam atualizar suas informações mesmo enquanto estiverem fechados. Alguns exemplos são os mensageiros, como o Viber, aplicativos sociais, como o Facebook, e apps de clima, como o Bing Clima, entre outros.

windows-phone-economizar-bateria-2 — Foto: TechTudo

O grande problema em manter estes aplicativos em execução é que estes fazem conexão constante à Internet ou demandam recursos do processador e memória para se atualizarem, gerando um gasto de energia. Para desativá-los, acesse as configurações do aparelho, deslize o dedo da direita para a esquerda e toque na opção “tarefas em segundo plano”. Na lista que aparece, escolha os aplicativos que deseja interromper a execução e bloqueie-os.

Dica 4. Desative o 3G quando estiver em um ambiente com Wi-Fi

Se você em um ambiente onde consegue acessar a Internet por uma rede sem fio, não há necessidade de manter a conexão móvel ativada. Além de economizar dados do seu plano 3G, desativar o recurso pode fazer com que seu telefone gaste menos entrando em contato a rede de celulares. Para fazer isso, basta acessar as configurações do seu aparelho e procurar a opção “rede celular”.

Dica 5. Desative o Wi-Fi quando estiver na rua

Essa dica é quase uma consequência da anterior. No entanto, é comum que muitos usuários esqueçam de desligar a sua conexão Wi-Fi ao sair para uma área onde não há uma rede conhecida. O problema, nesses casos, é que o seu telefone continuará procurando por conexões Wi-Fi disponíveis onde você estiver e tentará se conectar àquelas que forem abertas. Portanto, ao sair de casa ou trabalho, procure desligar o Wi-Fi até estiver em uma área com esse tipo de rede.

Dica 6. Use o fundo preto

Windows Phone pode gastar mais energia quando usuário escolhe o fundo branco para a tela (Foto: Reprodução/Elson de Souza) — Foto: TechTudo

O Windows Phone traz duas opções de cor de fundo disponível para o usuário: claro e escuro. A primeira deixa a tela do smartphone predominantemente branca e com letras negras, enquanto o segundo faz totalmente o contrário. No entanto, quando mais branco na tela, mais o smartphone terá que consumir energia para manter a tela ligada. Portanto, dê preferência ao plano de fundo preto para consumir menos bateria.

Dica 7. Desative a função Glance Screen (Para Nokia Lumia)

A função Glance Screen é um dos principais atrativos da linha Lumia, da Nokia, já que ela permite que o usuário possa visualizar o horário e notificações sem destravar ou ligar a tela do aparelho. No entanto, o recurso também pode consumir energia considerável, especialmente se você ativar a opção de despertar após o “duplo toque”. Sendo assim, se você não tem o costume de receber muitas notificações ou não se importa de ligar o aparelho, a melhor opção é desligar a tela de espera da Nokia.

Dica 8. Diminua o brilho da tela

Essa dica é bastante simples e fácil de entender: quanto maior o brilho, mais bateria o telefone gastará para manter a tela ligada. Sendo assim, procure deixar o nível de brilho na opção “baixo” ou “automático” para que ele se adapte melhor ao ambiente onde você está.

Dica 9. Ative a economia de energia

O Windows Phone traz uma série de ajustes no modo “economia de bateria”, localizado no menu configurações. Na versão 8 do sistema, esse modo é um pouco mais limitado, oferecendo apenas a opção de ativar ou desativar a economia de energia. No entanto, o processo é bastante útil para quem deseja salvar o restinho da carga, pois faz várias modificações no sistema quando o nível da mesma está mais baixo.

Windows Phone traz modo de economia de energia que ajuda a gerenciar o recurso no smartphone (Foto: Reprodução/Elson de Souza) — Foto: TechTudo

No Windows Phone 8.1, porém, o menu “Economia de Energia” é mais completo e oferece, além do controle do modo de economia, a opção de desativar programas em segundo plano. Para isso, você pode contar também com um gráfico a respeito do consumo de cada app, podendo ter noção daqueles que são mais prejudiciais à vida útil do seu telefone.

Dica 10. Formate o seu smartphone após atualizações

Uma última medida radical, mas que resolve boa parte dos casos é a formatação do smartphone após a atualização do sistema do Windows Phone 8 para o 8.1, por exemplo. Isso acontece porque alguns arquivos temporários do sistema anterior pode ficar para trás ou tudo pode não ter sido otimizado como o esperado. Portanto, se você já tentou de tudo e não deu jeito, tente formatar o telefone a partir do menu Configurações > Sobre > Restaurar configurações de fábrica.

Mais do TechTudo