Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Caso o usuário de computador tenha um ultrabook sem drive óptico, ou ainda um tablet com chip x64 da Intel, mas não se acostumou com o Windows 8, talvez seja necessário dar um passo atrás e instalar o Windows 7. Você pode usar pendrive para rodar a versão ISO no seu computador. 

Entretanto, pode pintar a dúvida: como fazê-lo sem usar o procedimento comum, por meio de um drive tradicional de DVD? Nesses casos, a alternativa é instalar o sistema usando um pendrive conectado na porta USB.

Veja como formatar seu computador pelo pen drive (Foto: Pond5) — Foto: TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros aparelhos com desconto? Conheça o Compare TechTudo!

Antes de tudo, é preciso obter duas coisas: um pendrive de, no mínimo, 4 GB; e a imagem do Windows 7. Se o usuário tem um DVD com o sistema, basta retirar a imagem utilizando ferramentas como Daemon Tools, PowerISO ou DVD Shrink. Caso não tenha a mídia física, basta adquirir o software junto à Microsoft – há como comprar somente a imagem.

Passo 1. Baixe e instale o Windows 7 USB/DVD Download Tool – não estranhe, o programa oficial realmente só tem interface em inglês. Abra o programa e, na primeira tela, clique em “Browse” para inserir o caminho da imagem do Windows. Procure o item no seu computador e clique em “Next”;

Insira a imagem do Windows 7 obtida do DVD ou comprada no site (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 2. Escolha o tipo de mídia na qual a imagem será gravada: “USB Device”;

Crie um dispositivo bootável USB (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 3. Insira o pendrive na porta USB do seu computador. No programa, clique no botão marcado para atualizar a lista e ver seu pendrive na tela. Depois, clique em “Begin copy”;

Atualize para que o pendrive seja listado (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 4. Se o pendrive não tiver sido formatado antes, o programa irá fazê-lo. Clique em “Erase USB device” e confirme na tela seguinte para prosseguir;

Apague todos os dados do pendrive (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 5. Aguarde entre 10 e 15 minutos para que o programa grave o Windows no pendrive. O processo pode durar mais ou menos tempo, dependendo do hardware do PC. Ao final, você deverá ver uma mensagem confirmando a gravação, como “Bootable USB device created successfully”.

Gravação costuma durar entre 10 e 15 minutos (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Caso a barra de progresso terminar vermelha e aparecer uma mensagem de erro abaixo, significa que o arquivo bootsec.exe, necessário para tornar o pendrive um dispositivo “bootável”, não foi instalado corretamente. Nesse caso, você provavelmente está tentando gravar uma versão pirata do Windows 7 no pendrive.

Qual o melhor antivírus para Windows 8? Opine no Fórum do TechTudo. 

Pronto! Agora basta acessar o computador que receberá o Windows 7 e programá-lo para fazer o boot a partir da porta USB. A ideia é que, quando reiniciado, o programa de instalação do sistema seja iniciado automaticamente, como se um DVD estivesse sendo usado.

Para dar o boot, é preciso entrar na BIOS do seu PC e escolher para que o boot seja feito via USB.

Mais do TechTudo