Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Já entramos na era das televisões Ultra HD, mas a maior parte dos vídeos produzidos ainda tem resolução muito inferior a 4K, principalemente na Internet. É verdade que smartphones e tablets top de linha já contam com alta qualidade de vídeo, porém os modelos mais usados ainda gravam em HD e Full HD. Isso sem falar dos inúmeros filmes, clipes e programas de TV antigos, criados muito antes da febre da alta definição de imagem e outros mais caseiros compartilhados em sites como o YouTube.

Como melhorar a qualidade de um vídeo já gravado? Veja dicas (Foto: Pond5) — Foto: TechTudo

Felizmente existem programas que aumentam a qualidade de vídeos finalizados, tornando o resultado mais compatível com as tecnologias desenvolvidas recentemente. Alguns vão além e contam com upscaling, recurso que consiste em aumentar as dimensões de uma imagem que não esteja em alta definição, equiparando a contagem de pixels para os valores das HDTVs (720p, 1080p, 2160p ou 4320p, este último menos frequentemente visto).

Os cinco softwares listados abaixo realizam essa tarefa. Veja qual possui interface e recursos que mais atendam às suas necessidades e obtenha vídeos mais nítidos, realistas e com cores vivas.

videomizer-1 — Foto: TechTudo

Videomizer é um otimizador de vídeos compatível com Windows. Ele faz reparos automaticamente, aumentando a nitidez, melhorando contraste e cores com apenas alguns cliques. O usuário também pode fazer ajustes manuais, bem como definir valores fixos de otimização para serem aplicados. Seu grande atrativo é a facilidade de uso, mas o upscale não está entre os recursos disponíveis. O software é pago, mas possui versão gratuita para testes; vale conferir.

camtasia-2 — Foto: TechTudo

Destinado aos sistemas Mac e Windows, o Camtasia Studio é uma ferramenta completa para edição e vídeos. O software é usado principalmente para gravar a tela do computador e incluir legendas em filmes, porém permite muito mais. Conta com upscale, além de oferecer ferramentas para melhorar a qualidade dos vídeos.

camtasia-2b — Foto: TechTudo

vReveal-3 — Foto: TechTudo

vReveal é o editor perfeito para vídeos gravados a partir de celulares, tablets e câmeras digitais não-profissionais. O programa – gratuito, desenvolvido para Windows – é capaz de estabilizar imagens, diminuindo o tremido e garantindo maior nitidez. Ele também conta com seis filtros e diversas opções de edição simples, como saturação, brilho e adição de efeito granulado, mas não possui upscaling.

montreal_a — Foto: TechTudo

ProDrenalin

ProDrenalin-4 — Foto: TechTudo

ProDrenalin é um otimizador de vídeos para Windows que elimina problemas como distorção de perspectiva e falta de estabilização de imagem. O usuário também consegue ajustar facilmente contraste, brilho, saturação e equilíbrio de brancos, tendo à disposição algumas pré-definições que simplificam ainda mais o trabalho. Tem licença gratuita que é válida por 30 dias.

ProDrenalin-4a — Foto: TechTudo

Video Enhancer-5 — Foto: TechTudo

Vídeo Enhancer é um conversor de arquivos de vídeo, mas ele possui a capacidade de manter – e até mesmo melhorar – a qualidade da imagem. Isso porque ele possui tecnologia “super resolution”, capaz avaliar as informações de cada frame para que sejam utilizadas em todos os demais. Ele também possui mais de 200 filtros do VirtualDub e permite ajustar cores, adicionar efeitos visuais e remover ruídos, contando com um assistente para facilitar a operação.

Video Enhancer-5a — Foto: TechTudo

Como denunciar um vídeo no YouTube? Veja no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo