Por Da Redação; da Redação


A Copa do Mundo começou um pouco antes no Google. Ainda na noite de quarta-feira (11), o famoso site de buscas revelou o Doodle da Copa em homenagem ao mundial de futebol de 2014, que ocorre no Brasil, a partir desta quinta (12). A animação apresenta dois dos maiores cartões postais do Rio: o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Nas cores da bandeira do Brasil, o MASP (SP) e o Elevador Lacerda (Salvador) também foram prestigiados. No Doodle, até as letras têm função: elas mostram a alegria tipicamente brasileira.

Doodle da Copa do Mundo 2014 (Foto: Reprodução/Google) — Foto: TechTudo

Ao clicar embaixo do Doodle ainda na página inicial, em "Descubra o que o Brasil está buscando", o Google encaminha o usuário para o Google Trends da Copa, página dedicada a coletar informações na Internet sobre a opinião das pessoas sobre os jogos do mundial no Brasil. Os usuários ainda podem compartilhar o Doodle no Facebook, no Google+ e no Twitter.

Ao clicar na imagem, o usuário é redirecionado para um cronograma com a organização dos jogos, disponível também no Google Now. Logo abaixo, nos resultados, estão os principais links do tema.

Abertura da Copa muda Doodle

Após a abertura da Copa do Mundo, com a vitória do Brasil sobre a Croácia por 3 a 1, o Doodle mudou. As letras do Google, ao lado de uma árvore e um tambor, faziam uma batucada para os próximos jogos.

Doodle da Copa muda para os próximos jogos (Foto: Reprodução/Google) — Foto: TechTudo

História da Copa do Mundo

A Copa é o maior evento futebolístico do mundo. O campeonato ocorre de quatro em quatro anos e, em 2014, chega a vigésima edição. A primeira Copa do Mundo foi realizada no Uruguai, em 1930, tendo o país sede campeão. Dois anos antes, Jules Rimet conseguiu a aprovação do campeonato mundial em um congresso da FIFA. 

Na primeira edição, 13 equipes foram convidadas, porém, com o crescimento da competição, atualmente é necessário passar por uma etapa classificatória com aproximadamente 200 seleções. De todos esses países, apenas 32 disputam o campeonato mundial.

Qual foi o melhor Doodle do Google? Opine no Fórum do TechTudo!

Essa será a segunda vez que o Brasil vai sediar o campeonato. A primeira ocorreu em 1950, ano do "Maracanazo", quando o Brasil perdeu nas finais por 2 a 1 para o Uruguai, que conquistou o bicampeonato. A primeira vitória da seleção canarinho só aconteceu oito anos depois na Copa da Suécia. A seleção brasileira é a que mais levantou a taça em todos esses anos: cinco vezes (1958, 1962, 1970, 1994 e 2002), pentacampeã. Neymar, Fred e companhia estão trabalhando para trazer o hexacampeonato.

Além disso, o evento ocorreu pela quinta vez na América do Sul depois de 36 anos sem uma sede. A Copa do Mundo da Fifa 2014 será disputada entre 12 de junho e 13 de julho deste ano.

Os convocados pela Seleção Brasileira

Goleiros: Julio Cesar (Toronto), Jefferson (Botafogo), Victor (Atlético Mineiro);

Laterais: Daniel Alves (Barcelona), Maicon (Roma), Marcelo (Real Mdrid), Maxwell (PSG);

Zagueiros: Thiago Silva (PSG), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de   Munique), Henrique (Napoli);

Meio-campo: Luiz Gustavo (Wolfsburg), Hernanes (Inter de Milão), Paulinho (Tottenham), Ramires (Chelsea), Oscar (Chelsea), Fernandinho (Manchester City), Willian (Chelsea);

Atacantes: Hulk (Zenit), Neymar (Barcelona), Fred (Fluminense), Jô (Atlético Mineiro), Bernard (Shaktar Donetsk).

Doodle da Copa do Mundo de 2014 tem bola rolando no site de buscas (Foto: Reprodução/Google) — Foto: TechTudo

História da Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira de Futebol foi formada oficialmente em 1914 como Federação Brasileira de Sports: a atual CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O primeiro título da seleção foi contra a Argentina na Copa Rocca. No ano de 1954, um jovem gaúcho, Aldyr Garcia Schlee, venceu o concurso para escolha do novo uniforme com as cores da bandeira nacional. Surgia ali a camisa canarinho. A estreia ocorreu durante as eliminatórias para a Copa do Mundo de 1954.

Estádios da Copa do Mundo no Brasil

A lista com os locais dos jogos inclui 12 estádios para a realização dos jogos, são eles: a Arena São João (Arena Corinthians), o Estádio Maracanã (Estádio Jornalista Mario Filho), o Mineirão (Estádio Governador Magalhães Pinto), o Beira-Rio (Estádio José Pinheiro Borda), a Arena da Baixada (Estádio Joaquim Américo Guimarães), a Arena da Amazônia (antigo Estádio Vivaldo Lima), o Estádio das Dunas (Estádio João Cláudio de Vasconcelos Machado), a Arena Fonte Nova, o Estádio Nacional de Brasília (Mané Garrincha), a Arena Castelão (Estádio Governador Plácido Castelo), a Arena Pantanal (antigo Estádio José Fragelli) e a Arena Pernambuco.

O Google na Copa

Além do Doodle, o Google preparou outras novidades para a Copa. O Google Now vai exibir placar de jogos com comandos em português. Basta tocar no microfone e dizer algo como “Quando é o jogo do Brasil?” que o assistente listará o próximo jogo da seleção canarinho, incluindo data e hora da partida. Além da escalação, a coluna “Linha do tempo” vai mostrar lances das partidas em tempo real.

Já o Google Trends reunirá, em apenas uma página, os sentimentos dos torcedores. Ao clicar em Próximas Partidas, é possível ver o que as pessoas estão pensando sobre o jogo, qual é o enfoque internacional, as perguntas mais frequentes, as pessoas de interesse e os jogadores em ascensão.

A parte de mapas não poderia ficar de fora. O Google Street View reuniu os estádios e as ruas decoradas. E, com o Indoor Maps, o gigante das buscas mostrou o interior dos principais estádios na planta interna. Já o Google Transit atualizou as informações de trânsito disponíveis para as 12 cidades-sede. Além disso, no celular, é possível baixar ainda a voz de Silvio Luiz no Waze. Olho no Lance! 

YouTube verde e amarelo

O YouTube também se pintou de verde e amarelo. O canal de vídeos colocou, no site brasileiro, um "mini Doodle" da Copa. Ao clicar na imagem do jogador, o usuário é encaminhado para a página "YouTube apresenta: Futebol", uma seleção dos melhores vídeos de tendências sobre o tema.

YouTube Apresenta: Futebol, a melhor seleção de vídeos sobre a Copa do Mundo 2014 (Foto: Reprodução/YouTube) — Foto: TechTudo

Doodles de Copa antigas

Quem tiver a curiosidade, pode visitar a página de Doodles do Google e fazer uma busca pelo termo "World Cup". Ao adicionar os anos das Copas anteriores, o buscador mostra como eram os doodles nas edições mais antigas.

World Cup 2010 Final

Doodle do Google da final da Copa de 2010 entre Espanha e Holanda (Foto: Reprodução/Google) — Foto: TechTudo

World Cup 2006

Doodle da Copa do Mundo de 2006 para a Itália; cada paíse recebeu um com a camisa de seu time (Foto: Reprodução/Google) — Foto: TechTudo

World Cup 2002

Doodle da Copa de 2002 para o Brasil; com chute de bicicleta (Foto: Reprodução/Google) — Foto: TechTudo

Mais do TechTudo