Por Da Redação; Para O TechTudo


O Steam, serviço de jogos para PCs, iniciou a sua popular promoção conhecida como “Steam Summer Sale”. Durante o período 19/06 a 30/06, quase todos os jogos da loja estarão com descontos de até 80% de desconto. Para poder aproveitar os preços da melhor forma possível, o Tech Tudo preparou algumas dicas que irão ajudar a poupar seu bolso, confira:

Grandes descontos e preços pequenos marcam o período da Steam Summer Sale (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) — Foto: TechTudo

- Como funciona a Steam Summer Sale

Durante a Steam Summer Sale, praticamente a loja inteira entra em promoção, com descontos que vão até 40%. Todo dia, vários jogos ganham destaque na tela inicial da Steam com promoções de até 80%. Há ainda as “Promoções Relâmpagos”, que são ofertas rápidas que acontecem de oito em oito horas, também com descontos agressivos.

Nas promoções diárias, não há motivo para pânico, pois é possível comprar os jogos que estão nessa seção, mesmo que um dia tenha se passado, através da seção “Descontões de Ontem”.

- Você vai realmente jogar esse game?

Apesar de parecer tentador, não compre todos os jogos que surgirem na tela principal da Steam. Ficar comprando vários jogos de R$ 5,00 a R$ 10,00 reais pode fazer sua fatura no cartão de crédito engordar rapidamente. E quando aquele jogo que você queria comprar, mas esqueceu, estiver com um preço bacana, o limite do seu cartão já poderá estar comprometido.

Se você não tem certeza se gosta do estilo de um jogo, ou não tem certeza se o título já era barato antes, não compre! Antes de fechar a primeira compra, primeiro você terá que preencher sua “Lista de Desejos”.

- Hora de encher a sua “Lista de Desejos”

Antes de sair comprando, faça uma lista com os jogos que você mais deseja comprar (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) — Foto: TechTudo

No programa da Steam para PC, há uma opção chamada “Lista de Desejos”. Aqui, você vai adicionar os jogos que você deseja comprar. A ideia é encher a lista com os títulos que você quer realmente jogar.

Encheu a “Lista de Desejos”? Então vamos fazer uma nova “triagem”. Procure por demos do jogo no Steam e se estiver disponível, jogue um pouco. Nem precisamos dizer que se você não gostou da versão de demonstração, dificilmente irá curtir o game.

- Espere pelas “Ofertas Diárias” ou “Ofertas Relâmpagos”

Agora vem a parte mais difícil para alguns. Com a “Lista de Desejos” cheia de jogos que você quer mesmo jogar, agora é a hora de esperar que o game entre nas “Ofertas Diárias” ou “Ofertas Relâmpagos”.

Se o jogo está com um desconto pequeno, aguarde. Provavelmente ele ainda entrará nas promoções diárias. Caso isso não ocorra, você ainda poderá comprá-lo pelo desconto padrão, que foi aplicado antes.

É importante notar que nem todos os jogos entram em promoção, principalmente alguns títulos antigos ou que já são baratos demais.

- Fique de olho nos pacotes de jogos e conteúdos adicionais

DLCs e Bundles também estão em promoção, aproveite! (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) — Foto: TechTudo

Antes de colocar o jogo no carrinho de compras, fique de olho se ele não faz parte de algum pacote ou se tem algum conteúdo adicional. Às vezes, é possível comprar todo o conteúdo adicional de um game, que antes custava uma fortuna, por preços irrisórios como cinco ou dois reais.

No exemplo acima, vemos o Saint Row IV com o preço em conta. Porém, comprar o bundle para outros jogos de Saint Row, ou comprar o conteúdo adicional do jogo, também é um ótimo negócio.

- Vai comprar no boleto? Adicione fundos a sua carteira Steam

A Steam oferece seis opções de fundos (Foto: Reprodução/Paulo Vasconcellos) — Foto: TechTudo

Se você não tem cartão de crédito e prefere comprar no boleto, uma boa ideia para evitar de ter que ir toda hora pagar um novo boleto, é adicionar fundos a sua carteira Steam. No programa cliente da Steam, basta ir em “Detalhes da conta” e em seguida “+ Adicionar fundos a sua Carteira Steam”. Veja o tutorial aqui.

Entretanto, se este é o seu caso, você deve adicionar os fundos o mais rápido possível, pois os bancos irão demorar até um dia útil para processar o seu boleto. Com os créditos adicionados à sua conta na Steam, você poderá aproveitar as promoções da forma mais econômica possível, pois uma vez esgotados os créditos, você sabe que gastou apenas um determinado valor.

Isso serve também para compras no cartão de crédito, você pode adicionar fundos utilizando-o e gastar apenas um valor determinado.

- Não está no PC? Acesse a Steam através do aplicativo para Android e iOS

Aplicativo da Steam para Android e iOS permite comprar jogos direto do smartphone (Foto: Reprodução / Dario Coutinho) — Foto: TechTudo

Uma ótima maneira de aproveitar as promoções da Steam, é através do aplicativo para Android e iOS. O cliente para esses sistemas funciona como uma versão miniatura da loja permitindo até que o usuário faça compras direto do aplicativo.

O aplicativo tem interface idêntica a da versão para PC e possui opções de compra através dos fundos da Carteira Steam, por cartão de crédito e via Paypal.

Compra jogos no Steam é mais vantajoso? Opine no fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo