Por Da Redação; Para O TechTudo


Com a aproximação de setembro, o iPhone 6 já começou a ter diversos rumores e detalhes revelados. Para 2014, espera-se que a Apple faça uma grande mudança em seu smartphone com iOS, lançando dois modelos com telas maiores. Sendo assim, será que vale a pena comprar um iPhone 5S ou é melhor esperar para investir em um iPhone 6? Para te ajudar a tirar essa dúvida, o TechTudo preparou um especial completo com a análise dos modelos.

iPhone 5S deve ganhar sucessor com tela maior nos próximos meses (Foto: Divulgação/Apple) — Foto: TechTudo

Design: um iPhone renovado?

Já é padrão: a Apple trabalha com grandes modificações na aparência do seu aparelhos a cada dois anos. Como no último ano o iPhone 5S se tratou de pequena atualização do modelo anterior, a expectativa é que o iPhone 6 traga modificações maiores. Isso não significa, porém, que o top de linha atual vai ficar com cara de “iPhone velho”.

 De acordo com os últimos vazamentos, a principal mudança no aparelho da Apple deve ser o tamanho, que poderá aumentar das atuais quatro polegadas para 4,7 e 5,5 polegadas. Fora isso, o telefone deve ficar mais fino e ganhar traços traseiros que lembram bastante o iPod Touch e os iPad mini e iPad Air.

Se você prefere aparelhos menores, com maior portabilidade e que se encaixem perfeitamente nas mãos e bolsos, o iPhone 5S deve continuar a ser uma ótima opção. Já aqueles que gostam de aparelhos maiores, com um tamanho similar ao dos Lumia 920 e Nexus 4, devem esperar mais alguns meses para poder experimentar o iPhone “avantajado” da Apple.

Qual é o melhor sistema, Android ou iOS? Confira no Fórum do TechTudo

Tela

A tela Retina da Apple sempre foi um dos principais atrativos do iPhone e deve ganhar melhorias após um longo período sem mudanças. De acordo com os atuais rumores, além do ganho de tamanho, o novo smartphone também deverá ter um aumento em sua resolução de 1136 x 640 pixels para 1704 x 960 pixels, gerando imagens melhores e mais nítidas do que as últimas gerações.

iPhone 5S tem tela retina igual à do modelo anterior, mas iPhone 6 deve trazer mudanças (Foto: Divulgação/Apple) — Foto: TechTudo

O novo iPhone pode também ganhar algumas mudanças no vidro que reveste o display. A primeira delas seria a proteção Safira, o que daria maior resistências aos aparelhos. Além disso, é especulado também um tratamento anti-suor, evitando que o telefone fique oleoso. Nada disso, porém, foi confirmado. Cabe ao consumidor esperar ou não para experimentar as possíveis novidades.

Desempenho

Assim como em todo lançamento, a Apple deve fazer melhorias no desempenho do iPhone 6. Ainda não há muitas informações sobre o que virá no novo smartphone, mas a expectativa é que ele seja mais rápido para abrir aplicativos, tenha maior potência para jogos e apresente alguma melhora na bateria. Mas a diferença será muito grande em relação ao 5S?

iPhone 5S tem o processador Apple A7 de 64 bits como o seu grande destaque (Foto: Divulgação/Apple) — Foto: TechTudo

Provavelmente, não! Por mais que a Apple tenha o costume de mostrar gráficos sobre os avanços dos gadget, a profunda integração entre o hardware do iPhone e o sistema iOS garante um bom desempenho durante muito tempo. Sendo assim, é possível que a diferença entre o iPhone 6 e o 5S sejam quase imperceptíveis ou não incomodem no dia a dia, pelo menos no próximo ano.

O único quesito que pode surpreender é o consumo de bateria, cuja capacidade tende a acompanhar o próprio crescimento do aparelho. No entanto, a tela gigante do iPhone também pode fazer com que o telefone consuma mais. Nesse caso, a única solução é esperar o anúncio da Apple.

Câmera

Outro componente do iPhone que costuma receber melhorias frequentes é a câmera. No novo modelo, a Apple pode incluir pela primeira vez um sistema de estabilização óptica de imagens (OIS), que proporcionaria fotos menos tremidas e vídeos com resultados superiores. No entanto, cogita-se que o recurso chegue somente ao modelo com tela de 5,5 polegadas.

Câmera do iPhone costuma receber upgrades a cada geração (Foto: Divulgação/Apple) — Foto: TechTudo

Já no que diz respeito à resolução, ainda há dúvidas se a empresa permanecerá com os 8 megapixels ou aumentará para 10 megapixels. De qualquer forma, o avanço na câmera do iPhone 6 não deve ser muito gritante em relação ao 5S, ganhando apenas leves melhorias. O único grande salto deve mesmo ser o sistema OIS.

Atualizações: até quando?

Se a sua dúvida é se vale a pena comprar o iPhone 5S por conta das atualizações de sistema, não há o que temer: o iOS 8 foi garantido para o atual top de linha da Apple. Além disso, a expectativa telefone deve seja atualizado até, pelo menos, a décima versão da plataforma, seguindo a política da empresa de suporte por três anos.

iOS 8 está confirmado no iPhone 5S e já virá embarcado no próximo smartphone (Foto: Reprodução/Apple) — Foto: TechTudo

O mesmo não se pode dizer que as versões anteriores do aparelho: o iPhone 5 deve ser atualizado até o ano que vem, o iPhone 4S pode receber o seu último update este ano e o iPhone 4 ficará no iOS 7. Sendo assim, ainda vale a pena comprar o iPhone 5S do ponto de vista das atualizações.

E aí, vale a pena?

Observadas as características citadas, é possível dizer que o iPhone 5S ainda continua como uma boa opção de compra. No entanto, o consumidor deve considerar ainda três pontos: o seu perfil, a sua necessidade e o dinheiro disponível. Se você é um usuário que gosta de ter as últimas novidades, talvez valha a pena esperar um pouco pelo iPhone 6 para ter a sensação de “produto novinho” por mais tempo.

No que diz respeito à necessidade, é preciso refletir: “preciso muito desse telefone agora?”. Se sim, você não se arrependerá em comprar o iPhone 5S. Caso não, considere aguardar mais alguns meses para ver que novidades a Apple tem guardadas.

iPhone 5S trouxe o sensor touch ID como grande novidade da atual geração (Foto: Divulgação/Apple) — Foto: TechTudo

Já no que diz respeito ao dinheiro, leve em consideração que o aumento da tela do aparelho pode fazer com que o preço do mesmo seja mais alto do que o modelo atual. Além disso, a chegada do iPhone 6 fará com que o preço do 5S sofra alguma redução em um curto prazo, o que também é vantajoso. De qualquer forma, a palavra final é sempre do consumidor.

Mais do TechTudo