Por Da Redação; Para O TechTudo


Navegar usando servidores proxy requerem configuração prévia do browser, de modo que ele utilize o IP e a porta corretos para obter a conexão filtrada pela rede local. Seja para habilitar um computador pela primeira vez em uma rede ou para contornar eventuais problemas de conexão, é necessário saber configurar manualmente o navegador. Confira a seguir como fazê-lo no Mozilla Firefox neste tutorial.

Passo 1. Abra o menu do Firefox no canto superior direito e acesse as opções;

Abra as opções do navegador (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 2. Vá até a aba “Avançado”;

Abra as configurações avançadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 3. Na aba inferior “Rede”, clique no botão “Configurar conexão”;

Acesse as configurações da rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 4. Por padrão, o Firefox utiliza as mesmas configurações de proxy do Windows, mas é possível deixá-lo sem esse tipo de conexão, em modo detecção, sem proxy ou configurar tudo manualmente;

Escolha a definição de proxy que mais lhe convier (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Passo 5. Para inserir os dados manualmente, escolha a última opção para habilitá-la e preencha os campos com os números de IP e portas fornecidos pelo administrador da rede. Ao final, clique “Ok” para salvar as alterações.

Pergunte também ao administrador se há IP diferente para servidor FTP e os demais listados na tela. Caso negativo, marque a caixa “Usar este proxy para todos os protocolos”.

Preencha os campos com os dados fornecidos pelo administrador da rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves) — Foto: TechTudo

Agora, basta procurar o setor de TI para obter o IP utilizado pela rede local que está tentando conectar, ou simplesmente desabilitar o proxy caso tenha movido um computador de casa para o trabalho, por exemplo.

Qual o seu navegador preferido e por que? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo