Por Da Redação; Para O TechTudo


O Orkut está com os dias contados desde que seu proprietário, o Google, anunciou o fim da rede social para a data de 30 de setembro de 2014. Até dia 30 de setembro de 2016 — dois anos depois — será possível usar o Google Takeout baixar fotos, antigas mensagens, scraps e depoimentos. As comunidades se tornaram públicas, mas seus dados de perfil serão apagados completamente dos servidores do Google após o prazo informado pelo Orkut.

Esqueceu seu login?

Está com problemas para lembrar seu ID ou e-mail cadastrado para entrar no Orkut? Você vai precisar de um amigo que te tenha como contato na antiga rede social para realizar o tutorial em poucos passos. 

OBS: Certifique-se que o seu amigo tem um Gmail vinculado à sua conta no Orkut. Se ele ainda mantém um perfil na rede social, é ainda mais fácil. Basta visitar o seu perfil e verificar seu endereço de e-mail.

Orkut (Foto: Divulgação/Orkut) — Foto: TechTudo

Método 1:

Passo 1. Aperte o botão “Gmail” com uma seta para baixo, localizado bem abaixo da marca “Google”;

Peça a um amigo que usava Orkut para acessar os contatos do Gmail para você (Foto: Reprodução/Paulo Finotti) — Foto: TechTudo

Passo 2. Clique em “Contatos”, a segunda opção da lista que se abre;

Selecione a opção Contatos (Foto: Reprodução/Paulo Finotti) — Foto: TechTudo

Passo 3. Ao passar o mouse sobre “Círculos”, a opção “Outros contatos” irá aparecer. Clique sobre ela;

Selecione Outros contatos ao passar o mouse sobre Círculos (Foto: Reprodução/Paulo Finotti) — Foto: TechTudo

Passo 4. Os perfis e e-mail dos amigos no Orkut serão listados. O jeito é pesquisar possíveis nomes de perfil e e-mails nesta lista de contatos. Tente por ordem alfabética mas, se desconfiar ter usado algum caractere diferenciado (♥, _,  ∂, ß, etc), comum na rede social, cheque logo os primeiros resultados.

Basta procurar o seu ID e e-mail do perfil do Google. Tente lembrar se usava algum caractere diferente, que não se encontra no teclado convencional (Foto: Reprodução/Paulo Finotti) — Foto: TechTudo

Agora que você já solucionou esse problema, após achar o seu e-mail e ID de registro, provavelmente terá problemas para lembrar a senha usada no Orkut. Consulte este tutorial para recuperar a senha do Orkut ou do seu e-mail do Gmail usado nesta conta do Orkut.

Método 2:

Caso você mantenha o mesmo número de celular desde o tempo em que usava o Orkut, também será possível achar o e-mail cadastrado entrando na página de assistência da senha do Google.

Insira o seu número de telefone e você receberá um código para digitar na nova página que se abre. Após isso, o Google lhe enviará o endereço de e-mail cadastrado a este número.

Passo 1. Entre na página de assistência da senha do Google google.com/accounts/recovery/forgotusername;

Tente checar via celular qual conta está cadastrada no seu Orkut (Foto: Reprodução/Paulo ) — Foto: TechTudo

Passo 2. Selecione Inserir seu número de telefone de recuperação e digite o número com DDD.

Logo abaixo, escolha se receberá um código por mensagem de texto ou por uma ligação automática;

Passo 3. Insira o nome e sobrenome que você supõe estar cadastrado no Orkut e digite as palavras de verificação. Clique em Enviar;

Passo 4. Ao receber o código, insira na nova página que se abre e clique em Continuar;

Pronto, o Google identificou a conta de e-mail associada a este número de telefone. Se você também enfrentar problemas para lembrar a senha do seu Orkut, veja esta dica.

Mais do TechTudo