Por Da Redação; Para O TechTudo


Companheirismo e honestidade são as características fundamentais para homens e mulheres a partir de 40 anos na busca por um novo parceiro. O dado foi constatado em uma pesquisa realizada entre os meses de maio e junho com 16.583 usuários do site de relacionamento Coroa Metade.

Para 80% das mulheres e 68% dos homens participantes o companheirismo é fundamental na hora de buscar pessoas na plataforma. Já a honestidade tem peso fundamental para 89% das mulheres e 79% dos homens consultados. Ou seja, poder confiar em seu par é mais importante que um corpinho bonito.

Idosos (Foto: Reprodução/Flickr Moodboard) — Foto: TechTudo

O levantamento usou os critérios “sem importância”, “pouco importante”, “importante”, “muito importante” e “fundamental” para levar os participantes a revelar como deve ser a pessoa que eles buscam ao utilizar o serviço e a importância de características como fé, inteligência, beleza, honestidade, simpatia, fidelidade e bom humor na escolha de um novo amor usando a Internet.

Para não se machucar de novo

Os resultados foram analisados pelo psicólogo e especialista em sexualidade, Paulo Tessarioli, que vê como significativo o fato de homens e mulheres terem escolhido o companheirismo em todas as horas como característica principal do parceiro. “Na fase mais madura da vida as pessoas buscam companheirismo verdadeiro”, afirma. Isso ocorre, segundo o psicólogo, porque nesta faixa etária, homens e mulheres já passaram por situações que levaram a rupturas e separações.

Para o especialista o destaque para honestidade – assinalado como fundamental pelos dois gêneros, é positivo – por se tratar de um valor que se encontra em baixa do ponto de vista moral. “Viver em sociedade é complicado e conviver com o outro, por meses e anos, sem ter a honestidade como um valor central, poderia tornar a vida conjugal insustentável”, analisa.

Qual o melhor aplicativo para uma paquera ou amizade colorida? Veja no Fórum do TechTudo.

Também chama a atenção a fatia de homens (40%) que classificam como “sem importância” ou “pouco importante” ter uma parceira bem resolvida profissionalmente.

Entre as mulheres, 8% classificaram o item “bem resolvida profissionalmente” da mesma forma. O psicólogo credita o dado à sobrevivência entre o público mais velho da ideia de que cabe ao homem ser economicamente estável e provedor do casal. “O cargo ocupado pelo homem ainda é visto por boa parte das mulheres como sinônimo de poder e virilidade”, explica.

idosos (Foto: Reprodução/Flickr Moodboard) — Foto: TechTudo



Fidelidade em debate

Num segundo momento do estudo os participantes foram questionados sobre fidelidade. O item foi considerado fundamental para 64% dos homens e 82% das mulheres. Segundo o idealizador do site, Airton Gontow, a explicação para a diferença nesse item está no propósito de cada gênero ao ingressar no serviço.

“Enquanto quase todas as mulheres buscam um amor no site, ainda há uma boa quantidade de homens, cerca de 20%, que buscam só sexo ou companhia. Para esses, que não desejam namorar, a fidelidade da eventual parceira não é fundamental”, finaliza.

Para acessar o Coroa Metade, acesse coroametade.com.br.

Mais do TechTudo