Por Da Redação; Para O TechTudo


Halo 5: Guardians está sendo desenvolvido pelo estúdio 343 Industries, que também foi responsável por outros jogos da franquia, como Halo 4 e Halo: Spartan Assault. O quinto capítulo da cultuada série foi anunciado oficialmente em meados de maio, algumas semanas antes da E3 2014, e será lançado no fim de 2015 exclusivamente para o Xbox One.

'A jornada começa em 2014'

Na E3 de 2013 a Microsoft apresentou em sua conferência um vídeo de Halo para seu então recém-anunciado Xbox One. Bonnie Ross, a chefe da 343 Industries, disse que a jornada teria início em 2014, mas nenhum outro detalhe foi anunciado. Confira abaixo o vídeo da feira do ano passado:

Foi então que, em maio, a própria Ross anunciou oficialmente Halo 5: Guardian, que seria lançado apenas em 2015. Entretanto, em sua fala, ela repetiu que a jornada começaria ainda em 2014, e que apenas na E3, algumas semanas depois, novidades seriam reveladas. Foi quando a Microsoft anunciou a coletânea Halo: Master Chief Collection, que traria, em apenas um disco, todos os quatro primeiros games da franquia completamente refeitos para o Xbox One.

  O que esperar sobre Halo 5 Guardians, exclusivo para Xbox One

E a novidade não ficou apenas por aí: a coletânea traria também um código que permitirá participar do teste do modo multiplayer de Halo 5: Guardians, que será realizado entre os dias 27 de dezembro de 2014 e 22 de janeiro de 2015, e terá grande influência no refinamento final do game. Confira abaixo o vídeo de Halo apresentado durante a E3 2014:

  O que esperar sobre Halo 5 Guardians, exclusivo para Xbox One

Ligando as pontas

Para deixar os fãs ainda mais ansiosos, duas séries com atores reais ajudarão a contar a história de Halo 5. A primeira, chamada Nightfall, está sendo produzida pelo diretor Ridley Scott (de Alien, Blade Runner e Gladiador), terá 5 capítulos e será distribuída digitalmente. Será liberado um episódio por semana após o lançamento de Halo: Master Chief Collection.

Em 2015 uma nova série, agora televisiva, irá ao ar. Ela está sendo produzida pelo lendário diretor Steven Spielberg, e sua estreia deve coincidir com o lançamento do game, no fim do ano. O que pode ser notado é a busca por transformar a franquia em um entretenimento multimídias, algo que a Microsoft almejava para o Xbox One, e uma de suas principais franquias pode ser o carro-chefe para essa empreitada.

Halo 5: Guardians. (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

E Halo 5: Guardian, o que trará de novo?

A 343 Industries ainda não divulgou muitos detalhes de Halo 5, até por estarem com grande foco no desenvolvimento da coletânea dos quatro primeiros jogos. Entretanto, Ross garantiu que game rodará à 60 fps, e fará uso dos servidores dedicados que a Microsoft oferece para o Xbox One. Enquanto para desenvolver Halo 4 o estúdio teve que espremer o Xbox 360, para o novo game da franquia um novo motor gráfico está sendo desenvolvido.

A 343 Industries sabe da responsabilidade que têm em trazer Halo 5 novamente para a topo da lista de melhores jogos de tiro. Ainda mais com o lançamento recente de Titanfall, outro exclusivo do Xbox One, que tem ganhado muitos elogios desde seu lançamento. Frank O’Connor, diretor de desenvolvimento da 343, promete algumas surpresas tanto para antigos fãs como novos, e espera que Halo 5 consiga trazer novidades ao estilo FPS da mesma forma que os games anteriores da franquia.

Halo 5: Guardians. (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

Com o anúncio oficial a Microsoft liberou uma imagem que mostrava um misterioso personagem, e sua sombra sendo o herói Master Chief. Em junho a própria Ross comentou que se trata de um novo personagem, e seu nome é Agent Locke e terá papel fundamental na história do game. O passado dele será contado na série Halo Nighfall.

Imagem do anúncio de Halo 5: Guardians apresentou o novo personagem Agent Locke. (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

No entanto, fãs de Master Chief podem ficar tranquilos, já que ele continuará sendo o herói do novo Halo. “Ele é humano, e sempre foi humano, mas no fim de Halo 4 ele começa a refletir sobre quem ele é e por quê ele existe”, disse Ross em entrevista ao site Eurogamer. “Halo 5 será a continuação da história de Master Chief”, completou.

O novo game também trará a inclusão de diversos novos personagens para poderem contar mais histórias. Por exemplo, os Forerunners, apresentados pela primeira vez em Halo 4 junto com a classe Prometheans, ganharão mais detalhes e terão um papel importante no quinto jogo.

Halo 5: Guardians. (Foto: Divulgação) — Foto: TechTudo

A 343 tem um universo gigantesco em que pode trabalhar, e muitas novidades devem ser liberadas ao longo dos próximos meses, principalmente no fim do ano, quando será possível testar Halo 5 pela primeira vez.

Qual o melhor FPS para você? Opine no Fórum do TechTudo!

Mais do TechTudo