Por Da Redação; Para O TechTudo


Os rumores de um alinhamento entre todas as versões do Windows - para computadores, smartphones e tablets - na próxima edição do sistema operacional foram confirmadas pelo novo presidente da Microsoft, Satya Nadella, em evento nesta semana. Segundo uma recente do executivo, a unificação entre as plataformas da Microsoft deve acontecer em breve, para telas de todos os tamanhos.

Durante o evento de divulgação do balanço financeiro da Microsoft sobre o quarto trimestre de 2013, realizado na última terça-feira (22), o diretor-executivo da fabricante de software abordou o assunto. Ele não deu grandes detalhes, mas confirmou a vontade de aproximar todos os Windows.

Satya Nadella, novo presidente-executivo da Microsoft, em evento Build 2014 (Foto: Reprodução/Microsoft) — Foto: TechTudo

“Vamos fazer na próxima versão do Windows a junção de três sistemas operacionais em um só, para telas de todos os tamanhos. Vamos unificar nossas lojas, comércio e plataformas de desenvolvimento para criar uma experiência de uso mais coerente e uma oportunidade mais variada de desenvolvimento”, afirmou.

Ou seja, ao invés de Windows, Windows RT e Windows Phone, tudo será uma coisa só. Para telefones, tablets, híbridos e, quem sabe, até os consoles Xbox. A interface visual vai se adaptar a cada tela, e o desenvolvimento de aplicativos será universal – e já até começou, com o anúncio do Universal Windows Apps, em abril.

“No passado, tínhamos múltiplos times trabalhando em múltiplas versões do Windows. Agora temos um time com uma arquitetura comum. Isso nos permite esta mudança e a criação do Universal Windows Apps”, destacou.

Basicamente, é como se a Microsoft estivesse seguindo os passos da Canonical com o Ubuntu. Segundo o site Business Insider, ainda haverá diferentes versões do Windows, como Pro e Enterprise, por exemplo, mas com mudanças baseadas em recursos, não nos dispositivos para os quais elas foram feitas. As modificações são esperadas para o chamado Windows 9 (ou “Threshold"), especulado para lançamento apenas no primeiro trimestre de 2015.

Mais do TechTudo