Publicidade

Por Da Redação; Para O TechTudo


Apesar da popularidade da Internet, muita gente ainda pensa duas vezes antes de fazer compras online. Ainda existe desconfiança com relação à segurança neste tipo de transação. Para essas situações, o PayPal, serviço de pagamento online, promete um jeito prático e seguro para que pessoas e empresas possam movimentar dinheiro em suas compras e vendas na rede. O site funciona como uma carteira digital que hoje é utilizada por mais de 123 milhões de pessoas em mais de 190 países.

O sistema do PayPal foi criado nos Estados Unidos, sendo o pioneiro para pagamentos online. Ele guarda os dados pessoais e bancários dos usuários, que podem fazer pagamentos em crédito, utilizando, além dos computadores, aplicativos em celulares e tablets. Para quem decide pagar com débito direto da conta bancária, não é necessário utilizar cartões, códigos de token ou digitar senha. Basta informar e-mail e senha do sistema do PayPal e efetuar a compra com poucos cliques e toques.

Uma vantagem ao usar o PayPal é que informações como dados bancários e número do cartão de crédito não são informados aos vendedores no ato da compra. Para utilizar o PayPal, basta criar uma conta no site, é possível fazer cadastro para pessoa física que vai usá-lo para comprar e também para as empresas que farão vendas utilizando o mesmo sistema para cobrança dos seus produtos.

PayPal, saiba como usar no seu computador ou celular (Foto: Divulgação/PayPal) — Foto: TechTudo

Como funciona

Para usar o PayPal, basta criar uma conta gratuita no sistema. O usuário informará os dados de seu cartão de crédito de bandeiras como Mastercard ou Visa. É possível cadastrar uma conta bancária do HSBC, Itaú, Santander e Citibank para fazer compras exclusivamente em sites brasileiros.

Somente o usuário tem acesso às próprias informações como os números do cartão de crédito e a conta bancária, que não são compartilhadas com nenhum vendedor. Outra garantia prometida ao comprador é que, se ele não receber o produto, ou, se for efetuado algum pagamento indevido, o PayPal devolve o dinheiro. É sempre gratuito o serviço do PayPal nas compras em sites brasileiros. Em sites do exterior, pode haver cobrança de taxas sobre conversão de moeda ou impostos.

Ao consumidor, o PayPal oferece opções de parcelamento de duas até 12 vezes. O percentual de juros para estas compras parceladas varia de 5.5% a 13,5%.

Principais funções

Entre as principais funções do PayPal estão: comprar usando o cartão de crédito; efetuar pagamentos diretamente da conta bancária; pagamentos em lojas físicas através do aplicativo PayPal Mobile, com possibilidades de bons descontos em lojas parceiras.

Quais lojas usam PayPal?

No Brasil, há mais de 55 mil lojas que trabalham com o sistema de vendas do PayPal. Os produtos e serviços oferecidos pelas lojas estão divididos entre as seções de artigos esportivos, beleza e saúde, casa e decoração, compras coletivas, conteúdo digital, educação, moda, turismo e entretenimento, entre outras. Conheça todas as lojas que vendem utilizando o sistema.

Como funciona o reembolso via PayPal? Veja no Fórum do TechTudo

Segundo o PayPal, o dinheiro é devolvido em casos de compras não autorizadas ou se o produto não chegar na sua casa. Estas são as garantias do "Programa de Proteção ao Comprador". A administração do PayPal promete esta solução para quem acessar o programa em até 45 dias após a transação.

Para evitar compras não autorizadas, o PayPal monitora todos os pedidos de compras e a resposta costuma ser rápida, em até três segundos. Esse serviço que avalia as possibilidades de risco é gratuito para o comprador online.

Adicione um dos seus cartões ao PayPal (Foto: Divulgação/Paypal) — Foto: TechTudo

Transação com cartão de débito

O usuário do PayPal tem a opção de pagar com o cartão de débito. Para isso, não há cobrança de nenhuma taxa. Para transações no exterior, porém, podem ser cobradas tarifas e impostos.

Para pagamentos em débito, a primeira opção será sempre usar o dinheiro do saldo da conta PayPal. Depois, é possível cobrir o restante dos pagamentos selecionando uma outra forma de débito.

Transação com cartão de crédito

O comprador pode utilizar os cartões de crédito MasterCard e Visa, nacional e internacional. Quando o usuário cadastra seu cartão de crédito na conta do PayPal, as informações ficam guardadas em segurança. Os números do cartão de crédito nunca serão mostrados para os sites, vendedores e lojas.

PayPal em dispositivos móveis e aplicativos

É possível acessar o serviço pelo PayPal Mobile. Com ele o usuário da conta pode enviar e receber pagamentos utilizando o celular ou tablet. O serviço já está disponível em mais de mil restaurantes e outros estabelecimentos comerciais. A função "Check In" está sendo testada em São Paulo, na rede Suplicy Cafés, em um projeto piloto como primeiro parceiro de loja física da PayPal no Brasil.

Rede Suplicy Cafés tem projeto piloto como parceiro de loja física da PayPal no Brasil (Foto: Divulgação/Paypal) — Foto: TechTudo

O PayPal também disponibiliza aplicativo para Android e iOS. Assim, o usuário pode se conectar a lojas e restaurantes que aceitam pagamentos realizados através do serviço. Com esse aplicativo, é possível cadastrar dados de vários cartões de crédito e contas bancárias para fazer as transferências.

A seção “Shop” do site permite ao comprador o acesso à lista de lojas que estão mais próximas. O aplicativo ainda informa a distância entre o consumidor e a loja, além do endereço completo. Com esse serviço, o comprador consegue fugir de filas em restaurantes, por exemplo, ao fazer check-in, escolher o pedido e pagar simultaneamente.

Um mimo oferecido aos usuários é a oferta de cupons e promoções disponíveis no aplicativo. Esses cupons aparecem na conta do usuário e rendem economias nas compras realizadas em lojas físicas.

Benefícios para o consumidor

Entre os benefícios oferecidos para quem usa o PayPal estão a segurança nas compras online – já que não é necessário informar o número do cartão de crédito aos vendedores –; a possibilidade de fazer pagamentos diretamente da conta bancária, sem a necessidade de informar os dados bancários (serviço disponível para correntistas dos bancos HSBC, Itaú, Santander Citibank); a oferta de um serviço de proteção antifraude gratuito; os descontos e promoções para quem usa o aplicativo PayPal Mobile no celular e tablet; e a possibilidade, é claro, de adquirir um produto sem sair de casa.

Mais do TechTudo